Chegou a hora de prestar contas com a Receita Federal, se você ainda não sabe como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda, vamos te ajudar nessa!
Embora para muitas pessoas fazer a declaração se pareça com um bicho de sete cabeças, fique tranquilo, pois não é bem assim.
Vamos juntos entender mais sobre o assunto?
Nesse artigo, você entenderá:
• O que são lucros e dividendos
• Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda
• O que é PLR?
• Como declarar a participação nos lucros
Os lucros e dividendos são rendimentos isentos de tributação e que se dão por meio do relacionamento com a empresa, como por exemplo: sendo sócio, investidor ou por possuir ações.
Esses rendimentos são distribuídos de acordo com a participação de cada um na empresa e ocorre no fechamento do balanço. A diferença do termo está na participação de cada um, por exemplo:
Mesmo não sendo um imposto tributável, ele precisa ser declarado. Eles são proventos do lucro da empresa, que são distribuídos no final de um semestre, ano ou período fiscal e podem ser pagos na forma de dinheiro, ações ou direitos de propriedade.
Veja abaixo, o passo a passo de como declarar:
1. Procure pela opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
2. Selecione o item “05”, “Lucros e Dividendos Recebidos Pelo Titular e Pelos Dependentes”.
3. Clique na opção “Novo”.
4. Informe se você é o titular ou dependente, qual o valor recebido e o nome da empresa fez o pagamento.
5. Por fim, clique em “OK”.
É necessário repetir o processo, caso haja outras empresas que te pagaram durante o ano.
PLR significa participação nos lucros e resultados, é uma das formas de aumentar a produtividade do funcionário e recompensar o trabalhador pelos lucros obtidos pela empresa.
É um termo que gera muita expectativa, afinal, quem não adora ganhar uma grana extra, não é mesmo? Se você foi um dos sortudos e obteve rendimentos com a participação nos lucros, então precisa declarar.
Existem duas formas de PLR:
1. A empresa determina uma meta a ser batida por seus funcionários. Se a meta for atingida, um percentual do resultado é dividido entre os funcionários. Se ninguém atingir, ninguém ganha.
2. E as metas individuais, elas acontecem por meio de indicadores de cada setor e definidas com base nas suas atividades. Se você atingir 80% da meta, ganhará 80%, se atingir 40%, ganhará 40% e, assim, sucessivamente.
Qualquer valor que você recebeu ao longo do ano precisa ser declarado no Imposto de Renda. No início do ano, a empresa te entrega uma folha onde constarão todos os seus rendimentos, então é só procurar por “PLR”, ver o valor e incluí-lo na sua declaração. Você precisa incluir na ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
Agora que já te explicamos como declarar a participação nos lucros, lembre-se sempre que é importante ter atenção na hora de preencher a declaração, pois a Receita Federal faz uma análise das suas informações com as da empresa que efetuou o pagamento pra você. Então, tenha cuidado para não cair na malha fina por bobeira.
E claro, não esqueça, conte com a gente pra te ajudar na declaração do Imposto de Renda!
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…