Em 2020, o prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda passou do tradicional dia 30 de abril para 30 de junho, em função da pandemia desencadeada pelo coronavírus.
Contudo, aqueles que possuem valores a restituir (que são aqueles provenientes de despesas dedutíveis ou de impostos recolhidos na fonte – pagos a mais – ao longo do ano que passou), devem se atentar para o cronograma de restituição do Imposto de Renda 2020.
Vale dizer, desde já, que o calendário para restituir não teve alteração nas datas, apesar da prorrogação do envio da declaração.
Para ter certeza se você é um dos contribuintes que possuem valores a receber de volta da Receita Federal, basta acessar o seu extrato, possuindo o código de acesso, que pode ser gerado no e-CAC.
Com o código em mãos, acesse o Centro Virtual de Atendimento e confira o status do seu processamento.
Você também pode consultar pelo Receitafone, ligando para o número 146.
Se você verificar a mensagem “Em Fila de Restituição”, significa que você irá receber um valor de volta.
Agora que você já sabe como ter certeza se irá restituir algum valor, já podemos conhecer o cronograma de lotes da restituição 2020.
A essa altura, você já sabe que o prazo final para prestar as contas com o governo foi prorrogado, certo?
A notícia boa é que os lotes para devolver os valores devidos aos contribuintes, ou seja, as datas programadas pelo governo, não mudaram.
Se a gente considerar tudo que está acontecendo no mundo, o Leão ofereceu essas duas vantagens para os contribuintes e agora é o momento de ficar atento aos depósitos, que ocorrem direto na conta corrente indicada no momento da declaração.
Geralmente, o governo paga todos os lotes em até sete ou oito meses.
Esse ano, o calendário contempla cinco datas, o que significa outra vantagem, com menos meses de espera para os últimos a receberem.
Agora se você quiser receber a sua restituição da liberação dos lotes, que podem levar meses, continue lendo este artigo.
Também é importante destacar que o valor fica disponível para saque por um ano na sua conta, então vale correr para sacar e não precisar passar por todo um procedimento burocrático, caso deixe esse prazo passar.
Agora vamos ao que interessa?
Infelizmente, isso não dá para saber com certeza absoluta.
Os lotes são programados seguindo alguns critérios desenvolvidos pelo governo, que são:
Assim, se você não se encaixar nos primeiros lotes, receberá o valor devido, conforme a data de envio da sua prestação de contas.
Agora que você já sabe como estão disponibilizados os lotes para restituição, mas tem pressa em receber o valor que já calculou, saiba que você pode antecipar a restituição através da plataforma da Leoa, podendo receber na sua conta corrente em até 48h.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…