Você preencheu “tim tim” por “tim tim” cada ficha dentro do programa de declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, enviou os dados, salvou o recibo.
Estaria tudo perfeito se você não tivesse percebido que digitou um valor errado, um nome faltando uma letra ou esqueceu de declarar um imóvel.
Se esse é o seu caso, saiba que isso não acontece só com você, afinal, errar é humano. E é por isso mesmo que a Receita Federal previu que isso poderia acontecer e disponibiliza, dentro do programa que você baixou, a possibilidade de realizar uma declaração retificadora.
Você vai precisar abrir o programa da Receita Federal e o arquivo da declaração que você quer corrigir. Selecione a opção “Declaração Retificadora”. Feito isso, informe o número do recibo da declaração a ser corrigida e as informações que deseja alterar.
Você pode realizar a declaração retificadora dos últimos cinco anos. Só vai precisar sempre baixar o programa da Receita Federal referente à declaração enviada, daquele respectivo ano, porque todo ano o programa muda.
Mas se você ainda não cometeu um erro e chegou até aqui, nós temos algumas dicas para que você erre o mínimo possível ou não erre ao realizar a sua declaração de IR neste ano.
Por exemplo: se você usar um ponto ao invés de uma vírgula, pode alterar o valor enviado. Um erro assim pode levar a sua declaração para a malha fina. Portanto, esteja atento:
Além do mais, tudo aquilo que você não tiver certeza, não declare.
Existe uma ficha no programa de declaração da Receita Federal que diz “Verificar Pendências”. Não esqueça de verificar ela, pois é essa ficha que apontará alguma inconsistência que puder ter sido registrada, e é mais uma forma de evitar erros.
Se estiver com pressa ou sem paciência, você pode salvar onde parou e continuar em outro momento. Apenas não envie nada sem revisar e sem certeza, porque a chance de erro é muito grande. O programa permite que seja salvo e enviado em outro momento.
Por fim, não tente mentir ou omitir nada, porque a malha fina é expert em encontrar inconsistências, e você certamente será pego. Informações falsas não passam batidas pelo Leão.
Se você fez a declaração do IR com o auxílio da Leoa e percebeu depois de enviados os dados que cometeu algum erro, basta entrar em contato informando o equívoco que a assistente virtual continuará te ajudando também com a declaração retificadora.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…