Primeiramente: se a sua declaração está em processamento, isso significa que a Receita Federal entende que ela foi entregue.
Portanto, se você entregou no prazo, não precisa ter medo de multa.
O que acontece é que, agora, a sua declaração está sendo analisada pelo Leão.
É nesse momento que os dados que você informou estão sendo cruzados com outros dados que a Receita Federal possui, a fim de entender se todas as informações batem, que você não sonegou nada e que não existem erros.
Depois de entregue, você pode acompanhar tudo que acontece com a sua declaração do Imposto de Renda no portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Se você ainda não possui acesso a esse portal, preparamos um artigo especial para que você possa gerar o código de acesso e-CAC.
Mas é bem simples.
Com acesso ao portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
Na tela que abrir, você verá a situação de todas as suas declarações entregues até hoje, com destaque para a última declaração.
É importante que você faça esse acompanhamento, pois, depois que a Receita Federal terminar de processar a sua declaração, se existir alguma pendência, ela vai informar isso também no portal e você poderá enviar uma declaração retificadora, por exemplo, para corrigir algum dado errado, antes do Leão intimar você ou gerar alguma multa.
Se não existirem pendências, assim que a sua declaração for processada podem acontecer duas situações:
Ao acompanhar o processamento da sua declaração do Imposto de Renda é possível encontrar outros status além de “Em processamento”, “Em Fila de Restituição”, “Com Pendências” ou “Processada”.
Confira:
1. Em análise: é a forma do Leão avisar que recebeu a sua declaração, mas ela continua em análise.
2. Retificada: nos casos em que o contribuinte precisa arrumar a declaração original enviada e ela é substituída pela declaração retificadora, é assim que a Receita Federal indica que recebeu a declaração retificada.
3. Cancelada: se a administração tributária tiver interesse ou você solicitar o cancelamento da declaração, ela pode aparecer com o status de “Cancelada”, o que acaba com todos os efeitos legais da declaração.
4. Tratamento manual: quando a sua declaração continua em análise e você precisa esperar que a Receita Federal entre em contato por correspondência.
Esses status também valem para a declaração retificadora enviada.
Sempre que você envia dados para a Receita Federal, eles voltam a ser analisados e passam por todo o processamento novamente.
Portanto, tudo o que você deve fazer se sua retificação ou declaração continuarem em processamento é aguardar, pois você cumpriu com a sua parte, e acompanhar o desenrolar do processo no portal da Receita Federal.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…