Home Chamadas Isenção do IOF em operações de crédito será antecipada

Isenção do IOF em operações de crédito será antecipada

por Wesley Carrijo
3 minutos ler
Designed by @wichayada / Freepik

Recentemente, o Governo Federal decidiu antecipar o fim da isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), no intuito de compensar o gasto com a gratuidade temporária da tarifa de energia direcionada aos moradores do Estado do Amapá, os quais foram afetados pelo apagão que durou dias. 

A medida foi assinada no final da tarde desta quarta-feira, 25, pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, durante uma cerimônia realizada na base aérea de Brasília, portanto, a alíquota zero que anteriormente teria validade até o fim do ano, irá se encerrar nesta quinta-feira, 26. 

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o IOF foi zerado temporariamente somente com o objetivo de estimular a economia durante a pandemia, mas o retorno da cobrança irá assegurar crédito extraordinário o suficiente para que a União repassasse até R$ 80 milhões à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). 

“O decreto editado pelo presidente da República nesta quarta-feira, altera o período de redução de alíquota zero do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), anteriormente previsto no Decreto nº 10.504/2020, de 2 de outubro de 2020.

Desse modo, antecipa-se o prazo de redução da alíquota zero, que passará a incidir nas operações contratadas até 26 de novembro de 2020, e não mais até 31 de dezembro de 2020”, informou a Secretaria-Geral.

A isenção da tarifa voltada aos moradores do Amapá acontecerá perante os 30 dias anteriores à data do texto, que deverá ser publicado no Diário Oficial da União ainda nesta semana. 

A medida é decorrente do estado de calamidade pública reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Governo Estadual. 

Após visita recente do presidente ao Estado do Amapá, a CDE irá receber até R$ 80 milhões do Tesouro Nacional para repassar à companhia estadual, porém, o Governo chegou a cogitar o custo entre os consumidores do restante do país devido à conta de energia.

Contudo, o Governo Federal declarou que, o fornecimento de energia foi retomado plenamente nesta quarta, 25, depois de três semanas de apagão ou de fornecimento instável. 

Por Laura Alvarenga 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More