Empresas do grupo:

Início » Jovens abaixo dos 18 anos receberam imunizante não permitido pela Anvisa

Jovens abaixo dos 18 anos receberam imunizante não permitido pela Anvisa

por Leonardo Grandchamp
4 minutos ler
Foto: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados

A imunização da população contra a Covid-19 é considerada pelos médicos a melhor forma de enfrentamento contra a pandemia. Para que os imunizantes pudessem ser utilizados na população houveram diversas pesquisas e testes. No entanto, no dia 15, último domingo ocorreu a vacinação de alguns jovens com vacinas não autorizadas na Grande São Paulo.

Dos imunizantes disponíveis em nosso mercado, o único até o momento com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em menores de 18 anos é o Pfizer. A Oxford/AstraZeneca conta com estudos sobre eficácia e segurança já desenvolvidos, porém aguarda análise da Anvisa.

A vacinação incorreta de adolescentes aconteceu em Rio Grande da Serra, na Grande SP, o município deu início a vacinação de alguns grupos:

  • Crianças com até 45 dias de vida
  • adolescentes com deficiências
  • adolescentes com comorbidades
  • adolescentes grávidas

A vacinação ocorreu de duas formas diferentes, nos postos para vacinação e também em forma de drive-thru, modalidade exclusiva para adolescentes pertencentes a grupos prioritários.

Raphael foi um dos jovens que recebeu a vacina com uma dose da CoronaVac na UBS Central de Rio Grande da Serra, quando sua irmã recebeu a foto referente ao comprovante e descobriu que o irmão foi imunizado com uma vacina não autorizada para sua faixa etária de imediato ligou para sua mãe.

Segundo Aline, sua mãe ficou desesperada e até chorou, a profissional que aplicou a vacina vendo a comoção falou com ela ao telefone, ainda segundo Aline a mulher estava muito brava, questionando onde ela tinha visto a informação de que apenas a Pfizer poderia ser usada em menores.

Aline conta também que a profissional da saúde afirmou ter permissão de seus superiores para utilizar outras vacinas que não a Pfizer. Quando ela afirmou que se deslocaria até o posto para comprovar a tal permissão, foi informada de que não seria possível atendê-la, pois o horário de funcionamento se encerraria às 14 horas e já estava próximo.

Após o ganho midiático do caso, Raphael recebeu a visita de profissionais da saúde em sua casa, eles foram averiguar se o jovem apresentou alguma reação ao imunizante e também para monitorar o andamento do caso do jovem. A família do Raphael foi informada de que ele não era o único, ao menos 10 dez jovens estão na mesma situação e que o erro seria de responsabilidade dos profissionais dos postos de vacinação.

Francielly é outro exemplo das vacinas não autorizadas utilizadas em menores de idade, ela recebeu a vacina AstraZeneca, por meio da aplicação em drive-thru, onde o profissional da saúde se desloca até a residência. A menina sofre de anemia falciforme, doença genética causadora de deformidades nos glóbulos vermelhos, o que pode ocasionar problemas circulatórios e gerar trombos (coágulos).

No dia 7 de abril a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) apresentou relatório comprovando que a vacina Oxford/AstraZeneca poderia estar ligada ao risco de acontecimento de trombose. Porém, o próprio EMA e a OMS definiram que os benefícios são muito maiores do que as possibilidades de efeitos colaterais.

Segundo a mãe de Francielly, sua filha apresentou reações à vacina, teve febre, dor no corpo, vômito e alguns outros.

A Secretaria Municipal da Saúde lamentou o ocorrido por meio de nota, disse também que os envolvidos no fato foram afastados.

A Secretaria também reconheceu que dez doses da Butantan/Coronavac e mais duas da 2 Oxford/AstraZeneca foram utilizadas de forma incorreta em pacientes com idades entre 12 e 17, todos os pacientes são acometidos por alguma comorbidade. Disse ainda que todos os pacientes estão recebendo monitoramento, e esperam pelas orientações do estado sobre como proceder com relação 2º dose.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More