Empresas do grupo:

Início » Julgamentos do Carf poderão ser feitos por videoconferência

Julgamentos do Carf poderão ser feitos por videoconferência

por Leonardo Grandchamp
2 minutos ler
Designed by @bignai / freepik

Na última quarta-feira, dia 29 de abril, foi autorizado que os julgamentos realizados nas turmas ordinárias e Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) sejam feitos de forma não presencial, por meio de videoconferência ou tecnologia similar.

A maneira de trabalho já é utilizada pelas turmas extraordinárias, porém ainda não havia nenhuma forma de regulamentação ou previsão regimental para que os demais colegiados se utilizassem da mesma tecnologia. Agora, de acordo com a portaria que autorizou a realização, serão feitos de forma virtual os julgamentos de processos de até R$ 1 milhão e dos que possuem matérias sumuladas pelo Carf ou decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça ou Supremo Tribunal Federal (STF).

Carf

No entanto, segundo o Ministério da Economia, as sessões virtuais apenas serão válidas durante o período de calamidade pública, vigente no país até o dia 31 de dezembro de 2020. A medida passou a valer desde o dia 4 de maio.

Para consulta popular, as sessões gravadas serão disponibilizadas em até cinco dias úteis no site do Carf. O vídeo de defesa deve ser enviado via sistema do tribunal e deve ter duração máxima de 15 minutos — para isso, é necessário encaminhar pedido de sustentação oral até dois dias úteis antes do início do julgamento.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More