Finalmente, em 2023 o Brasil voltará a festejar o feriado mais esperado do país. Após dois anos sem Carnaval, devido à crise sanitária da Covid-19, os brasileiros e o comércio comemoram a retomada dessa data tão marcante, tanto em termos culturais quanto econômicos, uma vez que as vendas e o turismo em geral têm aumento elevado no período.
O Carnaval, sempre marcado pela folia nas ruas, traz também aos Estados, Municípios e União um grande aumento na arrecadação de tributos e excelentes oportunidades de lucro para vários setores-chave para o Brasil. “O recente estudo feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) exemplifica essa questão, apontando o alto percentual de tributos que incidem sobre algumas das mercadorias e serviços mais consumidos nessa época, que são: cachaça (81%), chope (62%), cerveja em lata (47,2%), refrigerante em lata (46%), água mineral (31,5%), água de coco 34,1%, confete e serpentina (40%), fantasias (33,9%) etc”, explica Edino Garcia, especialista tributário da Synchro.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa é que este Carnaval supere os dois anos anteriores, movimentando mais de R$ 8 bilhões – número 27% maior que o mesmo período de 2022, porém com a arrecadação ainda inferior a de 2020, ano que antecedeu o isolamento social imposto pela pandemia.
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O levantamento também estima que cerca de 85% dessa receita deve ser gerada por três segmentos: bares e restaurantes (com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões), transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões) e serviços de hotelaria e hospedagem (R$ 890 milhões). Os 15% restantes se dividem entre empresas de lazer e cultura (R$ 780 milhões) e outros segmentos, como aluguel de veículos e agências de viagem, por exemplo (R$ 530 milhões).
Como de praxe, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife recebem milhões de turistas nessa época do ano. Para se ter uma ideia, ao todo, o Ministério do Turismo prevê que 46 milhões de pessoas deverão aproveitar o feriado prolongado no país. E diante dessas projeções otimistas para o mês de fevereiro, as empresas devem estar preparadas para aproveitar positivamente a data, lucrando bastante e batendo as metas estabelecidas.
Além desse ponto essencial para manter os negócios sempre em ascensão, outra questão tão importante quanto merece atenção: manter a conformidade diante do aumento expressivo das vendas e, consequentemente, das demandas do setor tributário. “As grandes companhias têm este controle muito bem estabelecido, mesmo nas épocas de maior demanda tributária – porém, as pequenas e médias, por não terem, muitas vezes, tais processos bem estruturados e respaldados pela tecnologia, podem falhar na missão, justamente no momento de acertar as contas com o Leão”, comenta Garcia.
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Está claro que a maior festa popular do Brasil promete, este ano, trazer muitos benefícios para a economia do país, para os Estados e Municípios e, logicamente, para o comércio e organizações que, de alguma forma, lucram mais com essa data. Com preparo prévio, organização, planejamento e visão de futuro, será possível ter sucesso nas vendas, não esquecendo das obrigações fiscais e tributárias – que, uma vez não feitas, gerarão prejuízos para as organizações, mesmo tendo lucros altíssimos durante o feriado que está por vir. Então, esteja atento e aproveite a tão almejada volta da festa mais amada pelos brasileiros!
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