Tecnologia

Lei Geral de Proteção de Dados: como ela vai impactar o seu negócio

Por José Henrique da Silva, diretor da Bludata

Que atire a primeira pedra quem nunca teve a sensação de ter a vida vigiada ou exposta na internet. Com acessos cada vez mais simplificados e interações que vão das redes sociais a aplicativos bancários, a preocupação com a proteção de nossas informações pessoais é uma realidade e um tema necessário a ser debatido. Foi neste cenário que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nasceu.

Sancionada em agosto do ano passado e prevista para entrar em vigor em fevereiro de 2020, destaca, entre outras questões, que empresas só poderão coletar ou compartilhar dados de seus clientes se estes permitirem.

Com a LGPD, vazamentos de informações estarão sujeitos a penalidades severas, como multas que podem chegar a R$ 50 milhões.

Para garantir a proteção das informações, os negócios precisarão estar mais atentos não só ao seu formato de trabalho, mas à sua estrutura de tecnologia e armazenagem de dados. Protocolos de atuação, que garantam ao consumidor a autonomia sobre o que pode ou não ser divulgado e coletado precisam entrar em ação.

Data centers certificados e que garantam a segurança na armazenagem de dados serão cada vez mais indispensáveis. Um vazamento de informações devido a um ataque de hackers, por exemplo, pode comprometer o sigilo de diversos dados, colocando em risco toda a segurança de um negócio, resultando em multas e redução da confiança do consumidor.

Mais do que equiparar o Brasil a diversos países que já atuam com leis de proteção de dados, a LGPD muda um cenário que ainda está em crescimento e estabilização no Brasil. Não haverá mais espaço para atuações sem segurança nem margem para que empresas atuem sem se preocuparem com suas infraestruturas de tecnologia.

Se o seu negócio lida com dados do cliente, é preciso atenção. Sejam informações contidas em seu sistema de gestão, coletadas via site, rede social ou pesquisa, elas precisam estar protegidas. Investir em tecnologia será o caminho mais seguro para a adequação às novas regras e, principalmente, para conquistar a confiança do consumidor.

Desenvolvedora de software para gestão de negócios, a Bludata está no mercado há mais de três décadas e segue inovando em serviços e produtos. Conta com soluções de armazenamento de dados, já desenvolveu soluções financeiras de office e internet banking, sistemas para segmentos automotivos e de educação a distância, além de prestar serviços de backup e segurança de dados.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

51 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago