Empresas do grupo:

Início » Lei poderá proibir inclusão de nome sujo de inadimplentes no SPC e Serasa

Lei poderá proibir inclusão de nome sujo de inadimplentes no SPC e Serasa

por Jorge Roberto Wrigt
2 minutos ler
Photo by @klingsup / freepik

Algumas pessoas por motivos alheios a sua vontade vão parar no cadastro de inadimplentes do SPC e Serasa. Geralmente são pessoas que deixaram de pagar suas contas porque perderam o emprego, por um problema familiar e etc.

Para essas pessoas, uma decisão importante poderá ajudá-los. Uma nova lei que poderá proibir a inclusão de CPF sujo nos cadastros do SPC e Serasa durante três meses, para evitar o aumento de negativados durante a crise causada pela Covid-19.

Incluir CPF sujo no SPC e Serasa é proibido por lei?

Já foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 675/20, que proibi incluir as pessoas que estão com o nome sujo nos cadastros do SPC e Serasa, num período de 3 meses,e assim evitar o aumento de negativados durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O texto que foi aprovado substitui um outro anterior do deputado Julian Lemos (PSL-PB) ao Projeto de Lei 675/20, dos deputados Denis Bezerra (PSB-CE) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

Agora o texto foi enviado para o Senado, se for aprovado irá ajudar os mais atingidos pela Covid-19 a seguirem tendo crédito na praça.

Como você pode saber se o seu CPF está sujo no SPC e Serasa?

O cidadão que quiser consultar o seu CPF, deverá ter cadastros nos birôs de crédito. A consulta é gratuita e poderá verificar se seu nome está nos quatro birôs, veja:

  • serasa.com.br/score
  • consumidorpositivo.com.br
  • cadastropositivo.spcbrasil.org.br
  • consumidor.quod.com.br

Nos quatro sites, o brasileiro poderá verificar se em seu score de crédito e possíveis dívidas inadimplentes há em seu nome. Não aparecendo alguma dívida, ela poderá ter sido enquadrada nesta nova lei.

Sendo assim, a empresa não irá passar seu nome para o cadastro no SPC e Serasa durante os três meses.

Agora, é bom que você renegocie sua dívida para além deste prazo, para tentar resolver seu problema junto a empresa que você deve. Assim poderá tirar seu nome da lista de inadimplentes.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More