Algumas pessoas por motivos alheios a sua vontade vão parar no cadastro de inadimplentes do SPC e Serasa. Geralmente são pessoas que deixaram de pagar suas contas porque perderam o emprego, por um problema familiar e etc.
Para essas pessoas, uma decisão importante poderá ajudá-los. Uma nova lei que poderá proibir a inclusão de CPF sujo nos cadastros do SPC e Serasa durante três meses, para evitar o aumento de negativados durante a crise causada pela Covid-19.
Incluir CPF sujo no SPC e Serasa é proibido por lei?
Já foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 675/20, que proibi incluir as pessoas que estão com o nome sujo nos cadastros do SPC e Serasa, num período de 3 meses,e assim evitar o aumento de negativados durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O texto que foi aprovado substitui um outro anterior do deputado Julian Lemos (PSL-PB) ao Projeto de Lei 675/20, dos deputados Denis Bezerra (PSB-CE) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).
Agora o texto foi enviado para o Senado, se for aprovado irá ajudar os mais atingidos pela Covid-19 a seguirem tendo crédito na praça.
Como você pode saber se o seu CPF está sujo no SPC e Serasa?
O cidadão que quiser consultar o seu CPF, deverá ter cadastros nos birôs de crédito. A consulta é gratuita e poderá verificar se seu nome está nos quatro birôs, veja:
- serasa.com.br/score
- consumidorpositivo.com.br
- cadastropositivo.spcbrasil.org.br
- consumidor.quod.com.br
Nos quatro sites, o brasileiro poderá verificar se em seu score de crédito e possíveis dívidas inadimplentes há em seu nome. Não aparecendo alguma dívida, ela poderá ter sido enquadrada nesta nova lei.
Sendo assim, a empresa não irá passar seu nome para o cadastro no SPC e Serasa durante os três meses.
Agora, é bom que você renegocie sua dívida para além deste prazo, para tentar resolver seu problema junto a empresa que você deve. Assim poderá tirar seu nome da lista de inadimplentes.