Imagem por @wavebreakmedia / freepik
Quando se tira a carteira de habilitação, o motorista aprende o que pode ou não fazer não trânsito e quais são as leis. Mesmo sabendo que é proibido, não é raro ver um motorista dirigir embriagado e acabar se envolvendo em um acidente.
A Lei Seca foi criada em 2008 para criar regras mais rígidas para quem dirige após ingerir álcool e 10 anos após a sua criação conseguiu-se obter algum sucesso. Nesse período, as mortes resultantes dessa causa tiveram uma queda de 14%.
Entretanto, alguns motoristas continuam se arriscando e recebendo as mais diversas penalidades da Lei Seca.
Se você acha que os problemas de dirigir embriagado se resumem a ter que pagar uma multa, está enganado. Veja quais podem ser as consequências.
Pagar uma multa por dirigir embriagado
Álcool e volante não combinam e todo mundo já está cansado de saber disso. O motorista que for flagrado bêbado receberá uma multa de R$ 2.934,70.
Não ache que ela só será aplicada se fizer o texto do bafômetro. Se houver recusa, mas o policial detectar sinais de embriaguez, a multa será aplicada da mesma forma.
Ter a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação
Além de ter de desembolsar um valor, o motorista terá a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Isso significa que não poderá dirigir por um período de 12 meses.
Após o período de suspensão, se quiser reaver a habilitação, terá que passar por curso de reciclagem e exames para reaver o documento.
Outro detalhe é que o veículo será apreendido e só haverá liberação quando outro condutor habilitado for fazer a retirada.
Não receber a indenização do seguro
Quem possui um seguro auto e causar um acidente por estar embriagado pode ter problemas para receber a indenização.
Na apólice constam as situações que há cobertura e em que caso ocorre a exclusão. Quando o condutor bebe e dirige pode ser entendido como agravamento de risco, ou seja, ele assumiu o risco.
Entretanto, há controvérsias e pode haver o entendimento de que a indenização só será suspensa se a causa do acidente for a ingestão da bebida. De qualquer forma, é melhor não arriscar porque se for comprovado pela seguradora, ela pode negar.
Verifique sempre essa cláusula em sua apólice de seguro.
Ter a CNH cassada
Se durante o período de suspensão o condutor for flagrado dirigindo, independentemente de estar sob influência do álcool, terá a carteira cassada.
Nesse caso, ele ficará proibido de dirigir por 2anos e, ao final do período, poderá requerer a habilitação após passar por exames e cursos.
Um agravante é que, nesse caso de reincidência, a multa sobe, chegando a R$ 5.869,40.
Ser preso por até 8 anos
Se dirigir embriagado e provocar um acidente que resulte em feridos ou mortos, a situação pode se complicar ainda mais.
As novas regras da Lei Seca determinam que, quando houver feridos graves, a pessoa deverá ficar detida por 5 anos. Esse prazo pode subir se ocorrerem mortes e a reclusão sobe para até 8 anos.
Sabendo de todas as consequências de dirigir embriagado e que sua vida pode ser colocada em risco, quando beber vá de carona ou chame uma pessoa para te levar.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…