Fonte: Google
Conforme o Jornal Contábil já havia noticiado no final de outubro, a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sob novo comando. O governo federal publicou hoje em Diário Oficial a exoneração de Leonardo Rolim. Ele agora irá comandar a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Rolim será substituído por José Carlos Oliveira que já era um dos nomes cogitados para o cargo.
Na Secretaria de Previdência, Rolim substituirá Narlon Gutierre. A situação já vinha se desenrolando há algum tempo quando o Ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni se mostrava insatisfeito com a atuação de Rolim.
A gestão do INSS é um dos pontos frágeis do governo. Até o momento, há uma fila de dois milhões de pessoas aguardando benefícios. Acabar com essa espera é uma promessa do governo, que nunca foi cumprida. Rolim também vinha enfrentando duras críticas, inclusive internas, por essa dificuldade em reduzir a fila de pedidos de beneficiários represados no instituto.
Ele estava no cargo desde janeiro. Ele assumiu no lugar de Renato Vieira e já comandou a Secretaria de Previdência no início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em janeiro de 2020, para assumir o INSS.
A demora nas respostas dos benefícios da Previdência e que vem ocasionando a fila é a falta de pessoal. Essa é a justificativa da autarquia. O déficit de servidores no INSS chega a 23 mil pessoas, segundo levantamento realizado pela Federação Nacional das Associações de Servidores da Previdência Social (Fenasps).
O próprio INSS, inclusive, enviou um documento ao Ministério da Economia solicitando abertura de concurso para preenchimento de 7,5 mil vagas.
Dentre os pedidos que estão mais em atraso são relativos ao auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…