Nesta quinta-feira, dia 11, a Polícia Federal está realizando 22 mandados de busca e apreensão em relação aos suspeitos de financiarem os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.
As buscas estão sendo realizadas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, porém, não há nenhum mandado de prisão sendo cumprido.
Esta ação faz parte da 11ª fase da operação Lesa Pátria, que começou em janeiro com o objetivo de identificar e coletar provas contra os suspeitos de promover, financiar e incitar os atos golpistas que resultaram em danos às sedes dos três poderes no início do ano.
Alvos
Os nomes dos suspeitos e as cidades onde os mandados estão sendo cumpridos não foram divulgados.
O que se sabe, é que os alvos incluem Colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos (CACs) e fazendeiros, que supostamente teriam financiado os atos golpistas.
De acordo com a PF, a Justiça ordenou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões, com o objetivo de cobrir possíveis danos ao patrimônio público e ressarcir o Estado em caso de condenação.
Em fases anteriores da Operação Lesa Pátria, outras pessoas supostamente envolvidas nas ações também tiveram seus bens financeiros bloqueados.
A PF ainda informou que nas dez etapas anteriores da operação, foram executados, 65 mandados de prisão preventiva sem prazo definido, 4 mandados de prisão temporária com prazo determinado, 174 mandados de busca e apreensão e 17 instaurações de inquérito policial.
Leia Também: Supremo Tribunal Federal Julga Mais 250 Denunciados Por Atos Golpistas
Operação Lesa Patria
A Operação Lesa Pátria, liderada pela Polícia Federal do Brasil, tem como objetivo investigar financiadores, organizadores e participantes de atos golpistas no país, especialmente relacionados aos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de Janeiro de 2023.
A força-tarefa é considerada permanente pela Polícia Federal, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos, indivíduos capturados e foragidos.
A Operação Lesa Pátria é a maior operação policial realizada no Brasil desde a Operação Lava Jato (2014-2021).