Home Chamadas Liberação do 13º salário do INSS pode atrasar mais um mês

Liberação do 13º salário do INSS pode atrasar mais um mês

por Ricardo
3 minutos ler
Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

Desde o início do ano, quando o Governo Federal anunciou que iria antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, muito foi comemorado pelos segurados da previdência que terminaram o ano de 2020 com uma renda menor, devido à antecipação da parcela natalina também em 2020.

No entanto, devido a atrasos na aprovação do Orçamento de 2021 por parte do Congresso Nacional, o governo se viu obrigado a postergar a medida aos aposentados. Contudo, ainda no dia 25 de março o Congresso finalmente conseguiu aprovar a medida com mais de três meses de atraso e conseguiu dar autonomia ao governo para destravar a antecipação do 13º aos segurados do INSS.

Ainda durante o processo de votação do Orçamento, no dia 25 de março, o presidente da república, Jair Bolsonaro prometeu a antecipação da parcela extra aos aposentados e pensionistas do INSS ainda nesta semana, o que acabou não acontecendo.

Com potencial de injetar R$ 50 bilhões na economia do país, a medida não conseguiu ser liberada, pois o governo acabou esbarrando na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, que estabelece os Orçamentos da União e que agora aguarda a sanção do presidente Bolsonaro.

INSS

Mesmo diante da análise do Congresso Nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, alerta que a lei não poderá ser executada da maneira como foi aprovada. O fato ocorre pois o texto do Orçamento cortou R$ 26,4 bilhões de gastos que são obrigatórios do governo com benefícios da Previdência, abono salarial e recursos do seguro-desemprego.

Com a aprovação do Orçamento, os recursos que deveriam ser disponibilizados para estes benefícios foi direcionada a emendas parlamentares. Diante desse cenário, deputados se encaminharam ao TCU (Tribunal de Contas da União) alertando que a proposta de Orçamento poderia gerir crime de responsabilidade fiscal.

Além disso, no centro de um imbróglio, O Orçamento vem recebendo diversas criticas por parte de economistas, políticos e técnicos do Governo Federal, por isso a demora na sanção por parte do presidente.

De acordo com presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricaro Coimbra, explica que o entrave emperra ações do Governo Federal ao longo do ano, sobretudo antecipação de recursos como é o caso do 13º dos aposentados e pensionistas.

Por fim, vale lembrar que a folha de pagamentos do INSS referente ao mês de abril fecha próximo à metade do mês, logo, se não houver desenrolar do Orçamento é possível que os segurados do INSS tenham que esperar mais um mês pela sua liberação. No entanto, se a sanção ocorrer até o meio do mês, a antecipação da primeira parcela do 13º salário do INSS tem tudo para começar no dia 26 de abril.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More