Nas últimas semanas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o Governo Federal vai liberar uma nova rodada de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), para todos os trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo, o que atualmente gira em torno de 40 milhões de pessoas.
O novo saque do FGTS será liberado através de uma Medida Provisória (MP), que será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, onde, assim que o documento for assinado, terá vigência imediata.
A expectativa é que a nova rodada seja oficializada até o próximo dia 14 de março, tendo em vista que o anúncio feito por Guedes foi feito no dia 22 de fevereiro, onde o próprio ministro afirmou que a liberação iria ocorrer em até 20 dias após o anúncio.
A nova rodada de saques do FGTS vai funcionar de modo semelhante ao saque-emergencial liberado em 2020 durante o período de pandemia da covid-19.
Onde, todos os trabalhadores que possuem saldo nas contas vinculadas ao fundo, vão poder sacar um valor que será definido pelo governo com a edição da Medida Provisória.
Segundo técnicos do ministério da Economia, a projeção é de que o governo possa liberar valores entre R$ 500 a R$ 1 mil por trabalhador.
Ainda conforme informações de fonte do governo, o ministério da Economia, está avaliando um valor que possa ser disponibilizado aos brasileiros sem comprometer a estabilidade do fundo para os saques tradicionais do programa.
Quando falamos em saques tradicionais, estamos falando sobre o saque em caso de demissão sem justa causa, por aposentadoria, por doença, compra de imóvel, dentre outros, confira aqui, todas as situações que liberam o saque do FGTS.
O novo saque do FGTS ainda não possui um calendário de pagamentos já definido, contudo, a nova rodada de resgates será definida em um cronograma de pagamentos que será liberada conforme o mês de nascimento de cada trabalhador.
É importante esclarecer que o saque dos valores não será obrigatório, a rodada será disponibilizada para apoiar os brasileiros que estão com dívidas, possuem saldo nas contas do FGTS mas não podem utilizá-los.
Sendo assim, quem não quiser realizar o saque de fato não precisará resgatar os valores e o dinheiro retornará normalmente às contas vinculadas ao fundo.
Mesmo que todas as regras não tenham sido definidas, o novo saque do FGTS será disponibilizado para todos os trabalhadores com saldo nas contas do fundo.
Sendo assim, para identificar se o trabalhador tem ou não direito ao novo saque, basta verificar se possui saldo nas contas do FGTS.
Confira como consultar o saldo do FGTS:
O FGTS se trata de uma espécie de poupança do trabalhador que exerce atividade de carteira assinada e só pode ser sacado em algumas situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria ou para a compra de um imóvel.
No entanto, ao longo do tempo o governo vem tentando ampliar e simplificar o saque do FGTS, fato este que em 2019, o governo adicionou uma nova modalidade de saque do FGTS, sendo ela o saque-aniversário.
O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire anualmente, no mês de aniversário, uma parte do saldo acumulado (quem aderir, no entanto, perde o direito a retirar os recursos em caso de demissão sem justa causa).
Vale lembrar também que esta será a terceira vez na gestão do presidente Bolsonaro em que é disponibilizado o saque extraordinário do Fundo de Garantia.
Em 2019, tivemos a liberação do saque imediato do FGTS, já em 2020, devido ao período de pandemia tivemos a liberação do saque-emergencial e agora a nova liberação para ajudar os brasileiros a pagarem suas contas.
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…