Começa nesta terça-feira (27) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) relativo ao segundo semestre deste ano. Os interessados podem acessar aqui o portal do programa para realizar sua inscrição.
Todos os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem pleitear a uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Os aluno precisam ter tirado média mínima de 450 e pontuação superior a zero na redação do Enem.
Vale lembrar que os candidatos que fizeram o exame na condição de treineiro ou que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever.
![Marcello Casal Jr / Agência Brasil Economia](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/12/FIES-1024x613.jpg)
Cronograma
- Inscrições — Entre 27 de junho a 30 de julho
- Resultado dos pré-selecionados (chamada única) — 3 de agosto
- Prazo de complementação da inscrição de pré-selecionados (chamada única) — Entre 4 e 6 de agosto
- Lista de espera — Entre 4 e 31 de agosto
Como o Fies funciona?
O FIES tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e ofertados por instituições aderentes ao programa.
O FIES atualmente possuí duas categorias, sendo elas:
- a primeira categoria oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
- já a segunda categoria, chamada de P-Fies, possui juros variáveis e é destinada aos alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.