O 14º salário é aguardado pelos aposentados e pensionistas do INSS desde o final do ano passado, quando o tema surgiu pela primeira vez. Para este ano o assunto já estava quase esquecido quando a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados avaliou aprovou o Projeto de Lei que cria a parcela extra aos segurados da Previdência.
O Projeto de Lei em questão é o (PL) 4.367/20 de autoria do deputado, Pompeo de Mattos. Vale lembrar que o Projeto em questão pedia a liberação do benefício para os meses de 2020 e 2021, contudo, com aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família, o texto foi modificado, pedindo a liberação do benefício para 2021, 2022 e 2023.
Diversas notícias em redes sociais e até mesmo em alguns portais vem afirmando que com a aprovação da CSSF o 14º salário será liberado, contudo, ainda é necessária muita cautela por parte dos segurados do INSS, pois, mesmo que a aprovação seja um grande avanço sobre um tema quase esquecido, o mesmo ainda não está confirmado para ser liberado.
Isso porque o texto ainda precisa passar pela apreciação de outras Comissões da Câmara dos Deputados para que posteriormente passe para avaliação do Senado Federal e por fim, caso seja aprovado também no Senado passar para a sanção presidencial.
Logo, ainda há um caminho longo a se percorrer até que o benefício seja liberado, além disso, o texto ainda pode enfrentar algumas dificuldades para aprovação como a dificuldade de encontrar recursos financeiros para custear a medida.
Vale lembrar que o 13º salário custou cerca de R$ 50 bilhões ao governo, assim, a liberação de um 14º salário teria um impacto semelhante aos cofres da União, o que pode se tornar um entrave para a liberação da medida ainda em 2021. Sendo assim, caso você seja segurado do INSS, ainda não conte com o benefício e muito menos acredite em informações que vem sendo disseminadas nas redes sociais.
Se o texto for oficialmente aprovado pelo Governo Federal, terá acesso ao benefício os segurados que recebem:
E não terá direito quem já recebe os seguintes benefícios:
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…