O abono salarial do PIS/Pasep, para os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2020 ainda não foi sacado por um total de 407.222 trabalhadores, deste total 123.409 trabalhadores têm direito ao PIS e 283.813 têm direito ao Pasep.
O PIS é destinado aos trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada em empresas privadas e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é destinado a servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.
Normalmente o pagamento do abono salarial costuma ser pago referente ao ano anterior, no entanto, devido ao período de pandemia e adiamento do pagamento, neste ano o governo está pagando para quem exerceu atividade em 2020.
Últimos dias para sacar o PIS/Pasep
Os trabalhadores e servidores públicos que ainda não realizaram o saque do benefício têm até o dia 29 de dezembro para resgatar os valores, caso percam o prazo o direito ao saque será perdido.
Dessa forma, caso o trabalhador não resgate o saldo, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o interessado deverá entrar com recurso no Ministério do Trabalho e Previdência para conseguir receber no calendário seguinte.
Vale lembrar que o resgate do benefício este ano começou no dia 8 de fevereiro, onde 98,4% dos trabalhadores já fizeram o saque tanto do abono salarial do PIS quanto do Pasep.
No total, mais de R$ 20 bilhões foram pagos para mais de 23 milhões de trabalhadores com direito ao PIS e cerca de R$ 2.752 bilhões foram pagos a 2.4 milhões de servidores.
Como consultar se tenho direito
O interessado em saber se tem direito ou não ao abono salarial do PIS/Pasep, pode fazer isso de forma muito simples, bastando baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, veja:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular Android ou iOS;
- Faça login com sua conta Gov.br;
- Acesse a aba “Benefícios”;
- Busque por “Abono salarial”.
Também é possível entrar em contato pelo telefone 158.