Licenciamento é ter direito sobre um produto ou obra. O licenciamento é muito comum no mundo dos cinemas e seus artistas, quando é usada a imagem licenciada a pessoa ganha uma remuneração por cada vez que aparece.
No licenciamento de produtos digitais, o sistema é parecido! Você adquire o produto comprando sua licença para poder comercializar e obter lucro por ele, ou seja, você paga apenas uma vez e pode explorar a marca constantemente.
Hoje você vai aprender como funciona esse meio de licenciamento de produtos digitais e como funciona.
Os temas a serem abordados serão esses listados abaixo. Veja:
Definitivamente o licenciamento de produtos digitais é uma boa forma de negócio online, sendo assim é um tipo de negócio muito lucrativo.
Está preparado? Então vamos começar!
Basicamente, licenciamento é quando você adquire direito sobre algo.
No meio digital, existem as licenças de produtos prontos, que são pagas somente uma vez e te dá a vantagem do direito de revender e ficar com o lucro total, podendo sempre explorar aquela marca.
Resumindo através do licenciamento de produtos digitais, para você ter um negócio, não precisa ficar criando copy de vendas, sequência de e-mails, páginas de captura, etc. Tudo já vai estar pronto pra você.
Muito bom né? Mas calma aí!
Geralmente esses produtos vão estar sempre em inglês e você não vai só copiar e colar para poder ganhar dinheiro, você vai ter que achar uma pessoa que consiga adaptar e traduzir todo o material para você começar a vender. Mas mesmo assim é mais fácil não é? O que você acha?
Uma dica para você conseguir ótimos tradutores para seus produtos é buscar em sites de freelancers tradutores.
Então, pensando nisso, separei 3 dicas para te ajudar a encontrar um tradutor freelancer ideal. Veja a seguir.
1.1 Evite contratar usuários novos
Geralmente os tradutores novos são os com o melhor preço, pois tem a intenção de conseguir clientes mais rápido.
Mas atenção é um risco, pois você não vai ter certeza se a pessoa é um bom tradutor mesmo ou se faz um trabalho duvidoso.
1.2 Sempre olhe o portfólio
Através do portfólio você vai conseguir identificar em que o tradutor é bom, se vai saber traduzir algo mais complexo.
1.3 Sempre olhe as qualificações
Para escolher um tradutor observe se ele já tem no mínimo uns 10 trabalhos realizados com a pontuação de 90% de satisfação, isso pode te trazer uma garantia que ele seja bom e também responsável.
A seguir listei pra você quatro sites bons e gratuitos para você encontrar tradutores freelancers rápidos e com valor razoável. Anota aí!
Crescendo junto com a tecnologia temos o licenciamento de produtos digitais que tem sido muito utilizado por novos empreendedores do Brasil, que estão sempre à procura de explorar um nicho de mercado.
Existem alguns tipos de licenciamento e abaixo fiz uma lista com eles. Quer saber quais são essas licenças? Então continue lendo para descobrir.
2.1 Direitos autorais
Esse é um tipo de licenciamento que é mais utilizado nos negócios. Essa licença não pode ser comprada pois somente o dono do produto ou autor poderá usar, modificar ou distribuir.
Se uma pessoa quiser comercializar um determinado produto terá que pagar um valor pré-determinado pelo dono.
É importante destacar, que todos os conteúdos que estão disponíveis na internet que não especificaram um tipo de licença são automaticamente protegidos pelos direitos autorais.
2.2- DRM
Esse é um tipo de licença que protege todas as cópias de um produto digital (ebooks, vídeos, software, músicas, etc.)
2.3- Copyleft
Essa licença permite a cópia e redistribuição de obras em várias versões e reconhece sua autoria.
Esse tipo de licença é usada para distribuição de conteúdos digitais.
2.4- Creative Commons
Esse tipo de licença permite que os produtos digitais sejam distribuídos gratuitamente, ela possui característica única de incorporação de limitações em seu uso.
2.5- PLR
Essa licença permite ao comprador o direito de revenda, aquisição e autoria. Além da comercialização, o comprador pode alterar design e conteúdo.
Muitas pessoas não conhecem ou acham muito complicado o licenciamento de produtos digitais, mas é bem simples.
Primeiramente você deverá acessar um site que vai te oferecer esse tipo de produto(licenciado).
Um exemplo de site é o Resellers Superstore. Neste site, para você adquirir o produto digital você deverá realizar o seu cadastro.
Após se cadastrar, você deverá informar uma conta de pagamento e os dados deverão ser internacionais (cartão de crédito internacional)
“Mas e agora, não tenho cartão de crédito internacional?”
Se você não tem um cartão de crédito internacional, fique calmo! Você tem a possibilidade de utilizar uma conta PayPal, onde terá a opção de usar cartão pré-pago, de crédito ou fazer uma transferência .
Após realizar o pagamento vão te enviar um link para baixar o material que escolheu, o produto vai vir com uma página de venda e com a confirmação da compra.
Você tem a possibilidade de alterar a capa do produto se desejar. Como já falamos acima você deverá traduzir o material.
Após concluir tudo, você poderá lançar o produto no mercado e divulgar para seus clientes.
Outro site que você pode usar para comprar produtos licenciados digital é o Exclusive Niches. Ele funciona como o outro que foi citado acima, mas os valores para aquisição são mais altos.
Além desses sites que te apresentei, existem os nacionais também, e nele já tem opções traduzidas o que já facilita muito.
“Pronto, tudo certo! Mas e agora? Onde posso vender meu produto digital após concluir o licenciamento?”
Após adquirir seu produto você vai querer vender né! Uma das plataformas que funciona como aliada para o licenciamento dos produtos digitais é Spark Members, que é uma plataforma para divulgação de produtos digitais.
Você deverá fazer seu cadastro e configurar as opções de venda do seu produto digital.
Nessa plataforma você vai ser um produtor de conteúdo e vai receber remuneração nas vendas.
É importante que após adquirir o produto para venda, você faça divulgação e marketing!
Como já mencionamos acima, depois de tudo feito, você vai querer com toda certeza, vai querer vender seu produto licenciado digital e lucrar com ele, para isso você deverá divulgá-lo.
Você pode divulgar pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, E-mail marketing, etc. Além disso, invista em tráfego pago para que seu alcance seja muito maior.
Para você vender bem seus produtos o segredo é o marketing!
Para licenciar produtos digitais é importante que você defina um nicho, aquele que você mais acha que é o melhor para trabalhar.
Compre aquele licenciamento que mais se identifica.
Assim que escolher o produto, você deverá verificar qual o tipo de licença que permite, se estiver de acordo com sua proposta siga em frente.
Feita a escolha do produto, verificada a licença você deverá focar na tradução do produto. É recomendada a contratação de um profissional qualificado para a tradução.
E por fim, pense em como vai vender o produto, crie um visual que chame atenção. Elabore páginas de vendas que sejam criativas e que tenham uma boa copy, faça anúncios na internet, automação de e-mail, disparos, etc.
Hoje você pode entender como funciona o licenciamento de produtos digitais. Resumindo, o primeiro passo é definir um Nicho, o que você acha que vai vender bem.
Segundo passo escolha a licença, terceiro passo escolha um bom tradutor e por fim tenha estrutura de vendas e faça um bom Marketing para divulgação e boa sorte.
Espero que tenha gostado deste conteúdo, se tiver dúvidas deixe nos comentários! Até a próxima!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…