Muito além de um fator estético, a limpeza industrial é uma atitude importante para a segurança dos colaboradores, que por meio dela podem desfrutar de um ambiente de trabalho agradável e que esteja dentro dos padrões de higiene exigidos por lei.
Isso permite que todo tipo de atividade seja executada sem a presença de nenhum risco à saúde ou integridade física dos trabalhadores.
Quando falamos de indústrias, um ambiente limpo é uma forma de garantir a qualidade dos produtos e serviços. Isso diz respeito tanto ao lugar quanto máquinas e áreas de serviço, a limpeza é indispensável.
O serviço de limpeza industrial exige um maquinário especializado e pesado, com pessoas treinadas e aptas a realizar o trabalho de maneira eficiente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para entender como é feita essa limpeza e outros pontos importantes da sua realização. Confira!
Saiba como é realizada a limpeza industrial
Em geral, a limpeza industrial é executada em duas etapas. A inicial é responsável por remover sujeiras e resíduos aparentes, para que na sequência o ambiente seja desinfetado.
É importante que se mantenha a ordem, pois os aparelhos precisam estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, sem nenhum risco.
A limpeza industrial é feita com o auxílio de um jato de água, e pode ser feita tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, luminária a prova de explosão, caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é chamado de hidrojateamento!
Com ele, todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores industrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos, protegidos por um revestimento de cilindros.
Conheça algumas formas de realizar a limpeza industrial
Fora o hidrojateamento mencionado acima, existem outras duas modalidades de limpeza industrial, e são elas a limpeza em locais confinados e a impermeabilização de pisos.
A limpeza industrial em ambientes fechados se refere às regiões de difícil acesso. São basicamente os telhados, fachadas, tanques subterrâneos, dutos e reservatórios.
Em geral, esse tipo de limpeza é realizada por meio de técnicas de alpinismo industrial, com equipamento de rapel, uso obrigatório de equipamentos e pessoas treinadas.
Além da limpeza, um outro cuidado que as indústrias precisam ter é o trabalho de uma estação de tratamento de efluentes. Tratar os resíduos industriais é obrigação das organizações, pois protege o meio ambiente e preserva a saúde das pessoas.
Acompanhe os cuidados necessários com a limpeza
Como vimos ao longo deste conteúdo, o processo de manutenção e limpeza nas indústrias requer certos cuidados, e por isso é necessário que seja realizado por profissionais capacitados para esse tipo de limpeza.
Esse processo de limpeza nas indústrias é uma exigência legal, e enquanto é realizada deve ter profissionais de atividades sanitárias envolvidos.
A limpeza é uma questão além da estética, pois reflete também na segurança do ambiente de trabalho. Um local devidamente limpo garante um ambiente de qualidade.
Compreender a necessidade real de uma manutenção e limpeza constante no local de trabalho melhora a segurança, impede a proliferação de bactérias e cria uma atmosfera de trabalho mais agradável.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o Jornal Contábil.