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Crescer é preciso! Uma empresa que não cresce ou se desenvolve está fadada aos piores resultados e definhará em pouco tempo diante de uma economia cada vez mais acelerada e complexa.
E mesmo em tempos de pandemia de coronavírus, o crescimento do seu negócio deve ser o seu foco. Mas afinal, como criar possibilidades de crescimento? Quais as melhores estratégias de crescimento para qualquer empresa? A seguir, você poderá conhecer algumas delas!
Diferenciais estratégicos – tenha em mente este objetivo. É justamente aquilo que faz o seu negócio ser diferente do restante do mercado que pode ser o seu maior trunfo e a maior estratégia de crescimento que pode adotar.
Uma dica é criar condições de desenvolvimento de diferenciais dentro da própria organização, engajando as pessoas envolvidas em seus projetos. A sua capacidade de ultrapassar o “mais do mesmo” oferece ao seu negócio condições estratégicas. Uma maneira de criar diferenciais mais facilmente é diversificando o seu negócio.
O público é o alvo das escolhas que você z todos os dias em sua empresa. Parece clichê dizer que o seu público-alvo deve ser o seu principal foco. Mas é simplesmente verdade. É preciso compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes.
Tudo o que você precisa saber para crescer está na voz de quem consome seus produtos e serviços. Desta forma, crie metodologias de análise das expectativas e comportamentos de seus consumidores.
Você tem medo da concorrência? Muitos gestores e empreendedores têm, mas não assumem. Mas a grande sacada é não temer a concorrência e nem ignorá-la, simplesmente. A concorrência pode servir de parâmetro para que você compreenda melhor o mercado e se diferencie diante dela.
Desta forma, veja como uma força impulsionadora, e não como uma ameaça. Vale dizer que é importante analisar constantemente os movimentos dos seus concorrentes e também o que eles não fazem.
No centro do seu negócio estão os seus clientes. Logo, sem clientes não há empresa. Ela não se sustenta. E o cliente continua a ser fiel quando atinge certo grau de satisfação. Assim, entre as suas estratégias de crescimento devem contar ações que lhe ajudem a compreender como o cliente se satisfaz, quando isso acontece, como isso ocorre e como pode ser replicado, quais as suas expectativas, como melhorar constantemente, etc. É um bom começo esta reflexão.
Parcerias comerciais são ótimas como estratégia de crescimento para o seu negócio. Mas é preciso escolher bem os seus parceiros. É através das parceiras que todos obtém vantagens: a empresa, seus fornecedores, seus parceiros, investidores e até mesmo o cliente final.
Uma estratégia de crescimento é investir naquilo que é importante para o seu negócio. E para isso, as contas não podem estar no vermelho. É preciso ter equilíbrio em toda a estrutura financeira da empresa e tomar decisões sustentáveis a todo momento.
Uma dica é manter toda a documentação econômica (refere-se ao desempenho), financeira (refere-se a força motriz para o crescimento) e patrimonial. Para tal, conte com serviços competentes de contabilidade, bem como com a tecnologia – há softwares específicos que ajudam o gestor a organizar facilmente as suas contas.
Uma forma de ampliar o crescimento da sua empresa é investir das pessoas que trabalham nela. Afinal, o crescimento é algo que não acontece de repente ou se faz sozinho.
Desta forma, uma das estratégias de crescimento que trazem mais resultados é investir em uma cultura organizacional diversificada pautada na geração de diferenciais, com oportunidades reais de ascensão, salários e horários adequados para a produtividade das pessoas, bonificações, assim como treinamentos de alta performance. Estas são apenas algumas sugestões.
A Contabilidade Consultiva é com certeza uma ferramenta muito estratégica, já que se propõe a oferecer às empresas vantagens muito além das necessidades burocráticas e demandas mensais.
Trata-se de uma análise especializada e um atendimento constante a fim de oferecer novos caminhos, observar vantagens e oportunidades e indicar as melhores opções tributárias, financeiras e contábeis para o seu negócio crescer. Para saber mais, faça uma consulta com os especialistas da OSP Contabilidade.
O Brasil é um país muito burocrático e engessado em muitos sentidos. Isso faz com que o empresário brasileiro se motive a fazer planejamentos de curto prazo, ou se médio prazo, quando com muito empenho. Muitos sequer fazem planejamento em moldes sustentáveis.
No entanto, é muito comum fora do Brasil as empresas criarem metas e estratégias de curto, médio e também de longo prazo – aqui entende-se longo prazo como um período de 30 a 50 anos, ou até mais. Por mais que adaptação seja necessária, é preciso vislumbrar a continuidade da empresa, e assim o seu crescimento. Como você vê o seu negócio daqui a 10 anos? E daqui a 20 ou 30?
O que significa rever as bases do seu negócio? Analise a proposta inicia da sua empresa: seu propósito, valores, missão, visão e o Plano de Negócio como um todo. Isso é muito saudável depois de algum tempo de funcionamento ou quando as coisas estão inertes. Às vezes o negócio toma outros rumos e é hora de rever e alinhar as suas estratégias iniciais e a perspectiva que o motiva a levar a empresa a frente.
Original de OSP Contabilidade
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