Muitos brasileiros estão próximos da tão sonhada aposentadoria, porém a Reforma da Previdência trouxe várias mudanças.
No artigo de hoje você vai conhecer algumas modalidades de aposentadoria disponíveis para 2021 e assim identificar qual pode te atender melhor.
Primeiramente, para ter direito a qualquer aposentadoria do INSS é necessário que você seja um segurado, preciso te dizer que existem duas categorias, aqueles segurados que são obrigados a contribuir e os facultativo, confira agora alguns deles:
Agora que você conhece os tipos de segurados que como mencionamos é necessário ser um para ter direito a aposentadoria.
Existem várias modalidades de aposentadoria, entretanto cada uma possui sua própria regra e requisito, por isso é importante contar com um advogado para te auxiliar e você conseguir o benefício que mais se enquadra a sua situação.
Conheça agora uma lista com algumas das modalidades de aposentadoria do INSS disponíveis em 2021:
A aposentadoria especial é um benefício do INSS que é de direito dos trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde. Agentes esses que podem ser insalubres ou periculosos.
Primeiramente os agentes que são considerados insalubres são divididos em químicos,
físicos e biológicos.
Já os agentes periculosos são aqueles que estão ligados a exposição do trabalhador que apresentam riscos a sua vida.
Por sua vez, os agentes periculosos estão relacionados à exposição do trabalhador a perigo de vida.
A aposentadoria especial é uma maneira de garantir o direito à aposentadoria um pouco mais cedo para os trabalhadores que estão expostos a esses riscos.
Uma das aposentadorias mais conhecidas é a por idade, como o próprio nome já diz o principal requisito para direito a este benefício é a idade, também é necessário a carência, isso quer dizer, o tempo em que realizou a contribuição, precisa ser de pelo menos 15 anos.
Uma informação importante sobre este benefício é que ele foi um dos que menos sofreu alterações e após a Reforma da Previdência esta categoria, foi transformada em uma modalidade geral para os segurados, veja:
Já no caso da aposentadoria rural fica da seguinte forma:
A aposentadoria por pontos de 2021 faz parte das regras de transição trazidas pela Reforma da Previdência.
Essa categoria de aposentadoria é atualizada todos os anos, por este motivo é importante que o trabalhador saiba como essa modalidade funciona para conseguir o benefício mais vantajoso.
Para ser mais exato, neste ano para se aposentar nesta categoria é necessário ter 88 pontos para mulheres e 98 para homens.
Este é um benefício que tem como destino o aquele trabalhador que se encontra permanentemente incapaz de realizar suas atividades no trabalho e que não seja possível a reabilitação em outra profissão, entretanto, isso é definido pela perícia médica do INSS.
Destacando que este benefício tem o pagamento feito durante a invalidez, ou seja, uma avaliação é realizada a cada dois anos pela perícia médica do INSS.
Primeiramente para solicitar a aposentadoria por invalidez é necessário requerer o auxílio-doença, ele tem os mesmos requisitos que a aposentadoria por invalidez.
Quando a perícia médica constatar a incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada.
Tem direito a este benefício o cidadão que consiga comprovar pelo menos 180 meses de trabalho que foram feitos em atividade rural, também é preciso ter a idade mínima de 60 anos no caso dos homens, e 55 anos para as mulheres.
O segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena) para solicitar a aposentadoria por idade e ser beneficiado com a redução de idade para trabalhador rural deve estar exercendo a atividade na condição de segurado especial (ou seja, rural) quando fizer a solicitação ou quando implementar as condições para o recebimento do benefício.
Os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também têm direito à redução da idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, se todo o tempo de contribuição realizado for na condição de trabalhador rural.
Caso não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, o trabalhador poderá solicitar o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de trabalho urbano.
O INSS oferece também outros benefícios aos segurados da Previdência Social, confira alguns deles:
Os segurados também têm direito e seus dependentes também possuem direito às pensões, lembrando que assim como na aposentadoria, cada uma tem seu requisito. Sendo as pensões:
Além das aposentadorias e pensões também temos para os segurados, os seguintes auxílios, reforçando novamente que cada um se enquadra em uma situação e tem seu requisito, confira:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…