A grande maioria dos varejistas sabe que um dos pontos mais vulneráveis das lojas é a frente de caixa. São nos checkouts que ocorrem grande parte das perdas internas. Em média, segundo pesquisas, o local chega a concentrar 40% das perdas.
Mas a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), aponta que na lista dos top 10 dos equipamentos tecnológicos mais utilizados pelo varejo supermercadista, a solução de monitoramento de frente de caixa foi citada por apenas 61,3% dos entrevistados.
De acordo com Vanessa Urbieta, consultora da Gunnebo, muitos erros ocorrem e sequer são notados pelos varejistas porque falta controle e conferência de dados nos caixas. Porém, já existem tecnologias, como o Gatecash, da Gunnebo, que combinam agilidade e controle no momento da compra, eliminando esse tipo de perda e monitorando toda a atividade da frente de caixa.
Segundo Vanessa, a ferramenta, que atua totalmente integrada ao software da loja, monitora à distância todas as operações efetuadas em tempo real, conferindo seus tíquetes com os produtos realmente comprados pelos clientes. “Ao monitorar as atividades de seu PDV, além de reduzir as fraudes, fica cada vez mais fácil e acessível ao varejista controlar o atendimento e a produtividade dos caixas”, diz.
Ela também comenta que o Gatecash tem uma série de outros benefícios. Confira as dicas de Vanessa Urbieta:
Ao monitorar a rotina da sua frente de caixa, é possível identificar quais os principais problemas e falhas que sua equipe está cometendo. Com dados reais, os treinamentos e feedbacks podem ser contínuos e direcionados, otimizando o desenvolvimento de seus funcionários.
Função mais conhecida dos monitoramentos de frente de caixa, é o ponto chave que auxilia a encontrar as perdas não identificadas. Quebras, erros de código de barras, conluios, problemas com identificação de verduras, legumes e frutas, podem ser resolvidos com a ajuda do Gatecash. Ao cruzar imagens de vídeo com os produtos registrados, o varejista pode identificar e corrigir erros/fraudes no PDV.
Ao ter acesso a dados como fluxo de vendas e aumento de tíquete coletados pelo Gatecash, o varejista consegue acompanhar e melhorar continuamente o atendimento nos caixas. Agilizar possíveis problemas no atendimento ajuda também a reduzir eventuais filas. Em tempos como os atuais, ter menos filas não é apenas uma questão de agilidade, mas também de segurança e cumprimento de medidas sanitárias.
Com o monitoramento de imagens, o varejista passa a identificar com mais rapidez as vulnerabilidades dos processos na frente de caixa. Por exemplo, identificar se um operador está com a “senha” da supervisão, possíveis subscaneamentos de produtos, etc. Com acesso ao histórico de processos na frente de caixa, torna-se mais simples padronizá-los, tornando a rotina mais efetiva e melhorando os resultados.
Com o monitoramento da frente de caixa, através de câmeras estrategicamente localizadas, o ambiente de trabalho se torna mais seguro tanto para sua equipe quanto para seus clientes. A segurança vem desde a identificação de erros e fraudes até mesmo à um melhor atendimento da equipe e a redução de filas.
Com as informações coletadas, é possível realizar uma gestão da equipe, melhorando treinamentos e processos e, consequentemente, reduzindo a intervenção de fiscais e supervisores na frente de caixa. Quanto mais ajuda da tecnologia e treinamento sua equipe receber, menos interferências e erros acontecerão e mais autonomia e confiança seus colaboradores terão.
Para realizar um bom inventário é extremamente necessário identificar as perdas continuamente, um processo difícil e demorado quando feito sem ajuda da tecnologia. Com o Gatecash, o varejista aumenta a acuracidade do inventário utilizando os dados coletados durante o monitoramento. Identificar as perdas significa ter um melhor inventário e conseguir reduzir perdas continuamente.
O Gatecash tem um sistema homologado pelas principais fornecedoras de software de frente de caixa do mercado, que permite exportar e reproduzir vídeos no formato proprietário, impedindo a edição dos arquivos. Isso traz autenticidade e segurança para servir de prova perante a justiça em caso de fraudes ou roubos.
Ao identificar o período de maior movimento em sua loja, o varejista pode planejar de maneira mais estratégica suas campanhas de marketing. Qual o melhor horário para realizar promoções, que produtos são mais vendidos em determinados horários, que funcionários estão ou não oferecendo as campanhas de marketing, como, por exemplo, adquirir o cartão da loja.
O Gatecash também pode ser utilizado para revisar e acertar processos ao RH. A ferramenta permite que avaliações de desempenho sejam produzidas, investindo na qualificação dos profissionais que necessitam de treinamento. Também leva à companhia às reflexões como ‘será que o operador de caixa contratado tem perfil para aquela posição?
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo.
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