Imagem por @Sureeporn Teerasatean / shutterstock
Nos últimos quatro anos a venda de carros pela modalidade PCD (Pessoa com Deficiência Física) triplicou nos últimos quatro anos, saltando de 42 mil para mais de 140 mil em 2016. E nos dias de hoje corresponde a quase 10% de todos os negócios de carro 0km de todo o país.
Dentre os principais motivos para esse grande salto nas vendas PCD está a possibilidade de isenção de 20% a 30% de descontos para diversas patologias como artrite, tendinite crônica dentre vários problemas de coluna.
As negociações para venda PCD ocorrem de forma direta entre a montadora e o consumidor, a concessionária no caso atua apenas como intermediador. Outro detalhe é que além dos descontos dados pelas montadoras, ainda existem isenção de impostos bancadas pelo governo.
Possuem direito os cidadãos portadores de deficiência ou patologias que possam dificultar ou impedir a mobilidade. O cidadão que se encontra nessa condição pode adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) bem como ICMS e IPVA (impostos estaduais), contudo se venderem antes de dois anos, deverão pagar os tributos.
Um detalhe importante é que muitos cidadãos podem ter direito a isenção de impostos na compra de carro novo mas não sabem, de acordo com dados do IBGE 46 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência.
Segundo a lei de isenção nº 8.989 vigora há mais de 20 anos, no entanto, somente a partir de 2013 foi estendida a familiares de deficientes que não podem dirigir. Válida até 2021, ela também estende o direito a idosos com sequelas físicas ou motoras provocadas pela idade ou por doenças. Lembrando que em todos os casos, é necessário o laudo médico e a avaliação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Para disputar essa fatia cada vez mais crescente, as montadoras passaram a adequar modelos para atender à lei e também a criar versões exclusivas com desconto cheio nos impostos.
Com o limite de valor de R$ 70 mil definido pela lei (acima disso, o desconto é apenas para IPI), as fabricantes oferecem versões que normalmente custariam mais, porém recebem pacotes de equipamentos especiais e descontos.
A forte demanda do público PCD, porém, fez a Hyundai e a Toyotasuspenderem temporariamente a venda do Creta 1.6 Attitude automático e do Corolla Gli Tecido automático, respectivamente.
As versões atendiam a esta modalidade e já com filas de espera em várias regiões do país. Segundo as fabricantes, a paralisação tem por objetivo cumprir com os pedidos já realizados.
Veja à seguir algumas das deficiências e patologias que podem garantir a isenção de impostos na compra de um veículo novo. É preciso deixar claro que o benefício fica sujeito à avaliação técnica especializada de um perito médico. Ter alguma das doenças listadas não garante o benefício. O que é avaliada no geral é a sequela provocada no condutor
Com informações Gazeta, adaptado por Jornal Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…