A aposentadoria por invalidez (atualmente aposentadoria por incapacidade permanente) é devida aos segurados que se tornaram totalmente incapazes de exercer atividade laboral, de forma permanente e insuscetível de recuperação ou reabilitação.
Nesse sentido, o benefício é condicionado ao afastamento de todos os trabalhos que o segurado exerce, pois é imprescindível que a incapacidade seja total e permanente.
A lei 8.213/1991 traz um rol exaustivo de doenças que permitem a concessão da aposentadoria por incapacidade permanente, independente de carência. São elas:
Impende mencionar que, para dispensa da carência, a doença precisa existir após a filiação à Previdência Social. Isto é, no caso dos segurados obrigatórios, essa filiação ocorrerá de forma automática, decorrendo do exercício da atividade laborativa. No entanto, para os contribuintes individuais que trabalham por conta própria e segurados facultativos, a filiação é condicionada ao pagamento da primeira contribuição previdenciária.
Ainda, é preciso destacar que, o segurado que necessita de assistência permanente de terceiros, faz jus a um acréscimo de 25% no valor da sua aposentadoria. Tal acréscimo pode, inclusive, passar o teto máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (atualmente, R$ 6.101,06 – 2020). É o chamado auxílio-acompanhante.
Lembrando que a aposentadoria por invalidez, mesmo nos casos acima listados, depende da incapacidade total e permanente para o trabalho.
O segurado deverá realizar exames a cada 2 anos para manutenção do benefício. No caso de recuperação da incapacidade, o benefício será descontinuado. Além disso, o aposentado por invalidez que retornar ao trabalho voluntariamente também terá o seu benefício cessado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original por FIGUEREDO E TORRES Advocacia e Consultoria Jurídica Instagram: figueredoetorresadv
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…