A Contabilidade expande a cada dia, trazendo novos desafios aos contadores. São profissionais que atendem variados segmentos profissionais e dentro desse atendimento ainda existe segmentação de tipos de prestação de serviços, tais como, gestão financeira, consultoria, auditorias, perícias e outros.
Dessa forma é exigido dos profissionais da área um embasamento maior, inclusive para se atualizarem diante das novas tecnologias que surgem como auxiliares dos processos de uma empresa contábil e para encarar o mercado que está cada vez mais competitivo. Sendo assim, uma boa leitura de bons livros de contabilidade, é fundamental.
E é aí que se faz necessário buscar boas fontes teóricas, confiáveis. Saiba Mais
Nesse artigo vamos elencar 7 livros sobre contabilidade que vale a pena conferir. Veja a seguir:
Autoria: Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos
Esse livro é considerado como a “Bíblia da Contabilidade” e contém orientações, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB).
Autoria : José Carlos Marion
Esse livro é bem cobrado nas instituições de ensino superior do Brasil , por dar um enfoque especial e valorizar a compreensão dos relatórios contábeis e da elaboração dos demonstrativos financeiros bem como por levar situações bem práticas ao futuro contador.
Autoria: Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz
Outro livro obrigatório para quem está estudando e/ou iniciando na carreira de contador.
Foi escrita por renomados professores da Universidade de São Paulo, com linguagem simples, acessível e informações atualizadas sobre leis e normas. Aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais.
Autoria: Edison Carlos Fernandes
Este livro trata da relação entre direito comercial e a contabilidade. O autor defende que tais ciências são parceiras e a contabilidade não pode caminhar sem os fundamentos legais, com o objetivo de organizar as relações empresariais.
Ele aborda o contexto histórico, destacando a evolução das relações jurídicas e financeiras e como tudo isso impactou na forma como as decisões empresariais são tomadas hoje.
Autoria: Tesouro Nacional
É importante destacar uma obra voltada a um segmento que demanda grande atenção: o setor público. Esse manual é lançado anualmente pelo Tesouro Nacional e pode ser obtido gratuitamente, na versão impressa ou digital. Ele fala sobre o processo de elaboração e execução do orçamento.
Autoria: Mateus Alexandre Costa dos Santos
Um dos mais importantes livros de contabilidade a quem atua nas áreas fiscal e jurídica. Certamente as constantes mudanças das normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) vêm confundindo profissionais que não possuem tempo para consultar e estudar profundamente todo essa imensidão constante de inovações.
Entretanto, essa multiplicidade de olhares legais sobre a contabilidade tributária exige o auxílio de manuais como o escrito pelo professor Mateus, doutor e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e um dos que melhor tratam a questão fiscal e sua relação com o que é praticado no universo contábil atualmente.
O livro ainda aproveita a oportunidade para traçar questões teóricas e práticas da área contábil sobre as alterações nas regras do IRPJ (materializadas pela Lei Federal nº 12.973/2014), mudanças, evidentemente, influenciadas pelas IFRs.
Nesse exemplar, são tratados temas relevantes da área, como combinação de negócios, tratamento tributário exigido para o ajuste a valor presente, ativo intangível, ativo imobilizado, contratos de concessão e outras discussões , de tak forma que se torna imprescindível à sua atuação em um departamento contábil.
Autoria: Eliseu Martins
Em sintonia com as Normas Internacionais de Contabilidade, esse compêndio é considerado um dos principais livros de contabilidade de custos do país .
Atualmente, a contabilidade de custos se traduz em um poderoso instrumento de planejamento e controle, principalmente para as decisões de qualquer empresa. Como essa disciplina se debruça sobre a mensuração de informações financeiras e não financeiras ligadas ao consumo de recursos na empresa, sua importância é chave para a competitividade e consequente sucesso corporativo.
Ao falar sobre critérios técnicos e legais vinculados, por exemplo, à contabilização dos custos de produção e do peso da carga tributária na atividade produtiva (principalmente ICMS e IPI), a obra apresenta critérios inovadores de rateio, reflexões sobre cálculo do custo unitário e CPV (Custo dos Produtos Vendidos), além de modelos críticos para implantação de sistemas de custos.
O autor consegue abordar temas complexos de forma acessível, de fácil assimilação e execução dentro da rotina das práticas de gestão das organizações. Trata-se portanto de um dos livros de contabilidade mais adotados nos cursos de Administração, Contabilidade e Economia.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…