Os trabalhadores vão receber neste mês de agosto, nas contas vinculadas ao contrato de trabalho, a distribuição do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referente ao acumulado de 2020.
Para ter acesso aos valores previstos para repasse de R$ 5,9 bilhões, basta que o trabalhador tivesse saldo positivo nas contas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020. Vale lembrar ainda que quanto mais saldo maior será o repasse.
O Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) definirá o percentual que será repassado aos trabalhados na próxima reunião, marcada para ocorrer no dia 10 de agosto. Após a data de liberação o trabalhador já poderá saber quanto cairá na conta.
Para saber quanto o trabalhador terá direito de receber, o primeiro passo é consultar o extrato do FGTS para verificar quando o mesmo tinha em conta no ano de 2020, e aplicar o percentual que será definido pelo CCFGTS no próximo dia 10.
Normalmente, o lucro do FGTS é calculado da seguinte forma:
Saldo do FGTS em 2020 + 3% ao ano (taxa fixa) + Taxa Referencial que está zerada + a porcentagem da distribuição do lucro definido pelo CCFGTS. Todavia, é importante esclarecer que o lucro da taxa fixa mais a Taxa Referencial já foi disponibilizada.
O lucro do FGTS passou a ser pago aos trabalhadores no ano de 2017, sendo assim se trata de uma informação relativamente nova e desconhecida por muitos trabalhadores.
Quando o lucro do FGTS foi definido para ser liberado aos cotistas, havia sido determinado um percentual de repasse de 50% do lucro líquido obtido com a correção monetária.
Porém, no ano de 2019, o percentual havia sido elevado para 100%, contudo, o presidente, Jair Bolsonaro acabou barrando a ampliação do percentual, que também foi removido da lei a obrigação do governo em distribuir um percentual fixo.
Logo, desde então a definição do percentual de repasse passou a ser de obrigação do Conselho Curador do FGTS em realizar o cálculo do índice anualmente.
É importante esclarecer que a distribuição do lucro do FGTS pode variar todos os anos, tendo em vista que desde sua criação o Fundo de Garantia teve um rendimento diferente. Vale lembrar que o lucro total do FGTS é definido com a soma da taxa fixa de 3% ao no + a Taxa Referencial + o índice definido pelo Conselho Curador do FGTS, observe o histórico de lucro dos últimos anos:
Ano de Referência | Porcentagem de lucro do FGTS |
2016 | 7,14% de lucro |
2017 | 5,59% de lucro |
2018 | 6,18% de lucro |
2019 | 4,19% de lucro |
2020 | Em aberto até decisão do CCFGTS |
Após o crédito, que deve ocorrer até o fim de agosto, o trabalhador pode consultar o recebimento no extrato do FGTS.
Com relação ao lucro do FGTS, o mesmo deve ser indicado no extrato como “cred dist resultado ano base 12/2020”.
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…