Designed by @lovelyday12 / freepik
Sabemos que a carga tributária no Brasil é alta, porém, as empresas podem se planejar conforme sua necessidade e área de atuação.
Isso é possível através do enquadramento tributário, que é o momento onde a empresa escolhe como será feita a apuração e recolhimento de tributos.
Mas é preciso ressaltar, que todos os regimes tributários devem ser analisados com cautela, para que a empresa não seja prejudicada com a cobrança de impostos maior ou menor à qual deveria arcar.
Vale ressaltar que existem várias modalidades de regimes tributários que também podem ser analisados como o Microempreendedor Individual (MEI), o Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real.
Hoje, vamos falar sobre a presunção do lucro que é bastante utilizado pelas empresas brasileiras por ser considerado mais simples.
Porém, é preciso entender melhor como funciona o Lucro Presumido para que seja empregado de forma correta e evite problemas com o fisco.
Um dos principais requisitos para o Lucro Presumido, é ter receita bruta de até R$ 78 milhões no ano anterior.
As empresas interessadas em fazer a adesão não podem ser de ramos como bancos e empresas públicas, por exemplo.
Esta é uma modalidade bastante cotada por pequenas e médias empresas por ser mais simples: os cálculos dos impostos que devem ser pagos são feitos de acordo com a receita da empresa, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), mas não são consideradas as despesas.
Sendo assim, o Lucro Presumido gera menos obrigações, justamente por isso, é que as regras devem ser analisadas.
Para isso, a orientação é contar com um profissional qualificado.
QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO
Dentre as principais obrigações do regime citamos a necessidade de se fazer a Escrituração Fiscal Digital, mensalmente para o PIS e COFINS.
Além disso, devem ser feitas a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Contábil Fiscal (ECF) anualmente.
Dentre as obrigações tributárias também citamos:
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…