Lucro Presumido: quais desvantagens em optar por este regime?

Existem diversos regimes tributários para as empresas brasileiras, entre eles, o Lucro Presumido, é preciso conhecer quais vantagens e desvantagens de um regime antes de optar por ele.

Uma empresa pode optar pelo Lucro Presumido, Lucro Real ou pelo Simples Nacional, porém, é preciso conhecer cada regime de tributação para realizar a melhor escolha entre eles.

Acompanhe este artigo até o final e conheça as desvantagens do regime tributário do Lucro Presumido, se mantenha informado!

Desvantagens do Lucro Presumido

Saiba escolher o seu regime tributário, Confira abaixo as principais desvantagens do LP:

  • Burocracia

Se compararmos com Simples Nacional, o Lucro Presumido é mais burocrático quando falamos de obrigações acessórias, por este motivo, os empreendedores devem se atentar a este ponto quando forem optar por este regime de tributação.

As obrigações acessórias são bem maiores no Lucro Presumido, o empreendimento deve enviar a DCTF, EFD ICMS/IPI, Bloco K, ECF, ECD, entre outras declarações. O lucro presumido possui muitas obrigações que podem sobrecarregar uma empresa.

  • Tributos devem ser pagos mesmo com prejuízo

No L. Presumido se o empreendimento sofrer prejuízos, ainda é necessário realizar o pagamento do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas) e a CSLL (Contribuição Sobre o Lucro Líquido).

Já no regime do Lucro Real, a empresa não deve pagar esses tributos se tiver prejuízo, portanto, se deve calcular os prós e contras ao recolher um regime de tributação.

  • As empresas pagam mais Impostos que o necessário

A somatória dos impostos é pré-determinada com base no lucro presumido, isso pode fazer sua empresa economizar se o seu lucro obtido for maior que o valor presumido.

Entretanto, se o lucro presumido for maior que o lucro real do seu negócio, você pode acabar tendo que pagar mais impostos que o necessário e isso se torna um problema.

  • Maior monitoramento do Fisco

Essa comparação é novamente feita com o Simples Nacional, se você optar pelo Simples, mas quer escolher o L. Presumido, saiba que nesse regime de tributação existe um monitoramento ainda maior do Fisco.

A Receita Federal e os órgãos de fiscalizadores brasileiros realizam um monitoramento maior nas empresas optantes pelo Lucro Presumido do que no Simples Nacional, o monitoramento é realizado em diversos aspectos, como:

  • Sonegação de impostos;
  • Informalidade;
  • Contabilidade da empresa.

Concluindo

Enfim, tenha atenção ao optar pelo regime tributário, compare os pontos positivos e negativos deste regime de tributação com o Lucro Real e o Simples Nacional.

Caso você tenha muitas dúvidas, procure um contador, ele saberá te indicar o regime que apresenta mais vantagens para sua empresa.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 minutos ago

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

51 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

15 horas ago