No artigo de hoje vamos esclarecer qual empresa pode optar pelo Lucro Real, pois este regime tem a finalidade de coletar Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Acompanhe
O que é Lucro Real?
O cálculo do lucro real, é um pouco mais complicado e abrange a contabilidade da própria empresa, bem como os ajustes positivos e negativos da legislação fiscal.
Todas as empresas optantes deste regime têm a obrigatoriedade de apresentar à secretaria da Receita Federal os registros especiais do seu sistema contábil e financeiro.
Toda empresa pode optar pelo Lucro Real?
Para aderir este regime é necessário ter um faturamento superior a R $ 78 milhões no período de apuração, envolvendo a organização dos seguintes setores:
- Para setores financeiros: Abrangendo, instituições independentes, bancos, cooperativas de crédito, entre outros;
- Empresas que obteve lucros e fluxo de capital com origem estrangeira;
- Factoring: Para as empresas que buscam atividades de compras de direitos e créditos como resultado das vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços;
- Empresas com benefícios fiscais como a redução ou isenção de seus impostos.
O que é Lucro Presumido?
O lucro presumido é para as empresas não optantes do lucro real, tendo a finalidade de apresentar tributações menos burocráticas, sendo necessário calcular apenas dois tributos.
- CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
Resumindo, toda tributação é realizada em cima da presunção com base de cálculo do IRPJ e CSLL.
Ressaltando que, para as entidades jurídicas prestadoras de serviços, encontra-se a base de cálculo de 32% ao mês para o Lucro Presumido.
Veja as alíquotas presumidas
- IRPJ : 15% para o faturamento trimestral de cerca de R $187.500,00;
- CSLL: 9% sobre qualquer valor de faturamento
- IRPJ: 25% sobre a parcela do faturamento trimestral superior a R $187.500,00.
Qual a diferença entre o Lucro Real e Lucro presumido?
A base do cálculo destes dois regimes são completamente diferentes, pois, no Lucro Real, são apurados os dados referentes às despesas e receitas, já no Lucro Presumido é calculado a partir da receita sob um percentual previamente definido que pode variar conforme o tipo da empresa.
O cálculo do lucro presumido é menos burocrático, diferente do Lucro Real que dependendo pode ser mais complexo ao exigir um controle financeiro mais eficiente.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laís Oliveira.