Empresas do grupo:

Início » Lula indicará Cristiano Zanin para o STF

Lula indicará Cristiano Zanin para o STF

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler

O advogado Cristiano Zanin deve ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que se reuniu ontem com Zanin. 

“Me encontrei ontem com Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre que dará andamento à mensagem na CCJ”, declarou o parlamentar.

Zanin ocupará a posição anteriormente ocupada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Desde o início, o advogado que defendeu Lula nos casos da Lava-Jato era amplamente considerado como favorito para a posição.

As declarações de Lula foram feitas após uma reunião bilateral com o presidente da Finlândia, Saulo Ninistö, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Quem é Cristiano Zanin?

Cristiano Zanin Martins, advogado especializado em litígios estratégicos e decisivos, tanto no âmbito empresarial quanto criminal, nacional e transnacional, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Ele se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999 e foi o advogado responsável por anular as condenações do presidente Lula na Operação Lava-Jato perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Cristiano Zanin. Imagem: ebc

Através de um processo liderado por Zanin, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula em 2018 violou o devido processo legal, resultando na proibição de sua participação nas eleições daquele ano, o que infringiu seus direitos políticos como atual presidente.

Leia Também: Senado Aprova MP Dos Ministérios Por 51 Votos A 19

Cristiano Zanin Martins é sócio fundador do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare, que se dedica à produção de conteúdo científico e análise de casos emblemáticos relacionados ao fenômeno do Lawfare – o uso indevido e abusivo da lei para fins políticos e militares. Além disso, Zanin é autor do livro “Lawfare: uma introdução” (2019).

O advogado também atuou como professor de direito civil e direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More