Imagem De C.Castilla / adobe stock
A gasolina e o etanol devem subir de preço a partir de março, depois que acabar o prazo de isenção dos tributos federais sobre esses combustíveis, que termina no dia 28 de fevereiro.
O assunto vai ser a discussão principal da reunião que irá acontecer nesta segunda-feira (27), entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A reunião acontece um dia antes do final do vencimento da desoneração da gasolina.
Fernando Haddad já se mostrou favorável à volta da cobrança de impostos federais sobre a gasolina e o etanol. O problema está na área política do governo que deseja manter o imposto zerado. Caberá a Lula decidir a quem vai atender, a equipe econômica ou aos políticos.
Para Haddad, o fim da desoneração na gasolina e etanol, aumentará a arrecadação em R$ 28,9 bilhões em 2023.
De acordo com a Medida Provisória (MP), a volta dos impostos federais sobre a gasolina deve acontecer no início de março, enquanto o diesel deve ser reonerado apenas no ano que vem.
Leia Também: Ninguém Acerta A Seis Dezenas Da Mega-Sena E Prêmio Acumula Em R$ 9 Milhões
O Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) realizou um levantamento onde calculou, no início de janeiro, um impacto de 0,69 centavos por litro no caso de reoneração dos impostos federais para a gasolina. Esse aumento nos combustíveis pode pressionar a inflação.
Para a associação, a inflação de março pode fechar o mês com alta de 1% se a gasolina for, de fato, reonerada.
Leia Também: Formas De Pagamento: Conheça As Nove Principais Para Seu Negócio!
O desejo da ala política em manter isenção dos tributos federais sobre esses combustíveis, pode enfraquecer ainda mais o ministro da Fazenda.
O Partido dos Trabalhadores (PT) também tem se manifestado sobre o assunto através de sua presidente, Gleisi Hoffmann. Ela, numa postagem no Twitter, disse que, antes de falar em retomar a cobrança de tributos sobre combustíveis, “é preciso definir uma nova política de preços da Petrobras”. A mudança na política da estatal precisa ser avaliada pelo conselho da empresa.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…