O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu temporariamente a autorização de blindagem de veículos, assim como a transferência de carros blindados.
A suspensão por parte do governo se deu em decorrência da publicação do Decreto de n.º 11.366/2023, publicado ainda no dia 1º de janeiro, onde, em um trecho da matéria a União revoga o Decreto n.º 10.030/2019.
Na contramão da suspensão temporária a blindagem de veículos bateu seu recorde histórico no ano passado, onde o mercado teve uma alta de 29,56% no referido ano de 2022.
Dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), mostram ainda que em 2022, um total de 25.91 veículos foram blindados, contra 20.024 em 2021.
Leia também: Novas leis de trânsito entram em vigor e pegam motoristas de surpresa
Para blindar um veículo no Brasil é necessário solicitar uma autorização do Exercício Brasileiro, através de um Certificado de Registro (CR), além de separar uma documentação para então retirar a autorização de blindagem pela Associação Brasileira de Blindagem.
Contudo, justamente essa autorização para blindagem é que está suspensa, sendo assim, quem precisa blindar ou transferir um veículo blindado deverá aguardar as próximas movimentações do governo.
Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, em algumas regiões o Exército interpretou “erroneamente” a revogação e suspendeu os registros.
Para o presidente da Abrablin, o decreto foi mal redigido e as blindadoras e cidadãos estão sendo prejudicados. “Ficamos no mesmo pacote das armas e pegamos a rebarba. A gente tem que trabalhar”, afirma.
“Fui até Brasília e entreguei um ofício passando essa informação, mas ouvi que o Exército quer um parecer jurídico antes de liberar novos registros, o que não tem prazo para acontecer”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Blindagem.
Vale destacar que o carro ao ser blindado torna-se um produto controlado pelo exército por apresentar materiais balísticos instalados nele. Dessa forma, somente com a autorização em mãos, é possível mandar o automóvel para a prestadora de serviços de blindagem.
A principal vantagem de um veículo blindado está em sua segurança, afinal de conta, o carro blindado se torna resistente a tiros e explosões, logo, seus ocupantes estão protegidos em casos de assaltos e outras situações onde há disparos ou impactos contra o veículo
Com relação as desvantagens, a principal delas está na perda do valor de um carro sem blindagem (a depender da sua região), assim como devido ao aumento do peso do veículo, o mesmo poderá consumir mais combustível e consequentemente ter uma queda no rendimento.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…