O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embarca na próxima quinta-feira para os Estados Unidos, onde terá reuniões com o Presidente Americano Joe Biden.
A reunião bilateral entre Joe Biden e Lula deve acontecer na Casa Branca em Washington. Entre os temas principais que devem ser discutidos estão meio ambiente e democracia.
Lula deve ir a Washington acompanhado dos ministros Fernando Haddad da Fazenda, Marina Silvado do meio ambiente, Aniele Franco da Igualdade racial, além do chanceler Mauro Vieira.
Segundo a Casa Branca, Joe Biden, fez o convite ao presidente brasileiro para visitar Washington no dia 9 de janeiro, logo após os ataques criminosos aos prédios dos três poderes em Brasília.
Leia Também: Governo pretende reajustar salário mínimo para R$1.320 a partir de maio
No encontro os dois chefes de estado vão tratar sobre uma ampla agenda comum, a questão ambiental e as mudanças climáticas estão entre os principais temas a serem discutidos pelos dois líderes.
O governo Biden precisa fazer também acenos para sua área, mais com pensamento mais progressista voltado para a área ecológica é evidente que a Amazônia num contexto como esse, é assunto prioritário.
Lula e Biden também devem tratar da proposta para a criação de um organismo multilateral para negociar o fim da guerra na Ucrânia, o projeto já foi apresentado por Lula no encontro como chanceler alemão na semana passada.
Lula deve enfatizar durante o encontro com Biden, que tanto o Brasil quanto Estados Unidos resistiram a ataques antidemocráticos e precisam agora combater a extrema direita e fortalecer a aliança contra os adversários.
Além do encontro com Biden, Lula deve dedicar a agenda a imprensa e a parlamentares norte-americanos, em especial do campo progressista que apoiaram o governo brasileiro em meio aos ataques a democracia.
Outra reunião que pode acontecer é entre Lula e o senador Bernie Sanders, o americano é considerado aliado de Lula, e a intenção é justamente fazer com que o governo norte-americano se posicione contra as manifestações de vandalismo que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro
Outro assunto que também pode ser tratado é sobre a situação atual de Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, recentemente Lula recepcionou a nova embaixadora norte-americana e conversou exatamente sobre esse tema que já era discutido também entre alguns senadores nos Estados Unidos.
Leia Também: CGU analisará 234 casos de sigilo do governo Bolsonaro
Os Estados Unidos serão o terceiro país a ser visitado por Lula em menos de 40 dias de governo, em janeiro o Presidente da República viajou para a Argentina e de lá seguiu para o Uruguai.
Após a viagem aos Estados Unidos Lula já planeja viajar para a China em março, o presidente brasileiro também é esperado em Portugal entre os dias 22 e 25 de abril.
A ideia é priorizar a reaproximação com lideranças internacionais durante o primeiro ano do governo petista.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…