O Instituto para o Desenvolvimento do Trabalho (IDT/SINE) colocou mais de 46 mil trabalhadores no mercado de trabalho em 2021, segundo a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra, do Ministério do Trabalho (BGIMO).
A partir desses números, também pode ser mensurada a inclusão de grupos com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
Por exemplo, as pessoas com deficiência ocupam 835 cargos em cooperativas, enquanto 25,7% dos inseridos não concluíram o ensino médio, sendo que 144 pessoas analfabetas também garantiram emprego e renda no ano passado.
Em relação às faixas etárias, os indicadores mostram que cerca de 7.000 vagas foram preenchidas por pessoas com mais de 40 anos.
A maioria das vagas está nos setores de serviços, industrial e comercial.
Em termos de gênero, a maioria das inserções foi de trabalhadores do sexo masculino que representaram 27.161 empregos criados no período, enquanto as mulheres conquistaram 19.177 empregos.
No entanto, se analisadas as taxas de aproveitamento dos encaminhamentos para as vagas, as mulheres obtiveram um melhor resultado.
De um total de 58.907 vagas para candidatas do sexo feminino, foram aceitas 19.177, resultado equivalente a 32% do total, enquanto a taxa de aceitação para candidatos do sexo masculino ficou em torno de 30%, entre 90.922 indicações no gênero.
Para o presidente do IDT, Vladyson Viana, derrubar barreiras que impedem a entrada no mercado de trabalho é um desafio constante para quem administra o sistema público de emprego.
“Nós abraçamos essa missão com muita determinação e os desafios nos encorajam a buscar alternativas e soluções de empregabilidade para o contingente populacional que sofre alguma discriminação. Ainda não é muito, mas aos poucos vamos avançando neste propósito, dialogando com o empregador, orientando o trabalhador, procurando ampliar as oportunidades”.
Espera-se que as oportunidades continuem a crescer à medida que a cobertura vacinal melhora e a economia se recupera.
Portanto, tendo em vista que todos os perfis têm oportunidades, os trabalhadores precisam estar atentos às oportunidades.
O IDT/SINE atende os cearenses em unidades de atendimento e divulga vagas de emprego e esclarece dúvidas por meio de canais digitais.