Pará

Mais de 50% dos municípios do Pará não registram crime violento há mais de 30 dias

Cachoeira do Piriá e Bragança (no nordeste), Ponta de Pedras e Muaná (no Marajó) e São Domingos do Araguaia (no sul) são cidades do estado do Pará que estão há mais de 30 dias sem registrar nenhum crime violento letal intencional (CVLI), que reúne os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. 

Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligente e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e foram divulgados nesta quarta-feira (24).

Os resultados da pesquisa referem-se ao período de 6 de outubro de 2020 a 21 de novembro de 2021. 

A lista reúne 73 municípios – mais de 50% dos 144 existentes no Pará -, de todas as regiões. São João de Pirabas, no Nordeste, está há mais tempo sem registrar CVLI: 405 dias. 

Os municípios de Primavera (Nordeste), Sapucaia (Sudeste) e Terra Santa (Oeste) também estão há mais de 300 dias sem nenhum crime violento letal. 

No ranking da segurança, Vitória do Xingu (Oeste), Aurora do Pará (Nordeste), Bagre e Ponta de Pedras (ambos no Marajó) aparecem com mais de 200 dias sem registros de CVLI.

Tracuateua e Quatipuru, localizadas na parte nordeste do estado do Pará, estão há mais de 100 dias sem nenhum crime violento letal intencional.

No plano de segurança pública do governo estadual, a descentralização da gestão é realizada nas Regiões de Integração da Segurança Pública (Risp), que recebem o Projeto “Segurança Por Todo o Pará”.

A integração e os investimentos nas guardas municipais, que atuam em conjunto com os órgãos de segurança pública do Estado, também vêm sendo o diferencial nessa gestão.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Mascarenhas, afirma que “A nossa missão, enquanto gestores de segurança pública, é prover a paz social a todos que moram no Estado. Desta forma, assim como alcançamos resultados significativos na queda do crime na Região Metropolitana de Belém, estamos também tendo um olhar e uma atenção para o interior paraense, sempre analisando os índices e as necessidades de cada localidade, a fim de promover, cada vez mais, paz e tranquilidade a todos”.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago