Chamadas

Mandei um Pix errado e agora? Consigo recuperar o dinheiro?

O PIX é um meio de pagamento e transferência instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC). O sistema veio para facilitar as transações financeiras e rapidamente ganhou o gosto dos brasileiros sendo um dos principais meios de pagamento da população.

A utilização do PIX é simples e direta, contudo, a sua simplicidade e sua velocidade devido a instantaneidade podem trazer alguns transtornos, principalmente no caso das pessoas que por engano fazem o PIX para pessoa errada.

Nos casos em que as pessoas acabam mandando um Pix errado, será que é possível recuperar o dinheiro enviado? Vamos descobrir a partir de agora!

Fiz um PIX errado e agora?

Conforme informação do Banco Central, o envio errado PIX é irreversível, isso porque a transação pela ferramenta é instantânea, ou seja, assim que é feita a transferência o dinheiro já cai na mesma hora na conta de quem recebeu.

Dessa maneira os consumidores precisam se atentar a todos os detalhes da operação para que enviem o dinheiro para a pessoa ou empresa correta e no caso de dúvidas não envie até ter certeza de que os dados estão corretos.

Sendo assim, como não há como reaver o dinheiro enviado por engano, a melhor maneira para que você receba de volta o que enviou por engano é entrar em contato com quem enviou o PIX errado, onde é possível pedir para que a pessoa estorne o dinheiro.

Essa função de estornar o dinheiro recebido pelo PIX de maneira errada é super simples, basta abrir o aplicativo do banco, verificar o valor recebido indevidamente e selecionar a opção “Devolver valor”.

O que devo me atentar antes de enviar um PIX?

Segundo orientação do Banco Central, no momento em que for informar a chave, os dados da conta, ou utilizar o QR Code, o cidadão deve se atentar às informações apresentadas no aplicativo, como o banco, o nome, e demais dados de quem vai receber os valores.

É necessário confirmar todos os dados para verificar se realmente batem com os dados da pessoa ou da empresa aos quais você vai fazer uma transferência, assim, caso os dados não batam, evite fazer o PIX até que você confirme as informações.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago