Chamadas

Manifestações marcadas para 7 de setembro dividem o País

As comemorações do Dia da Independência serão marcadas por manifestações em todo o País. Em Brasília, a Polícia Militar e os órgãos de trânsito já se organizam para conter atos violentos e protestos. Embora o Ministério da Defesa já tenha declarado que não haverá o tradicional desfile de 7 de setembro, o Governo confirmou que haverá discurso do Presidente e pequena cerimônia de hasteamento da bandeira.

Com a aparição de Bolsonaro confirmada em duas manifestações – pela manhã em Brasília e à tarde em São Paulo – cresce o número de grupos contrários que publicam em redes sociais que farão passeata na capital federal. A principal delas é a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, que mobiliza atos em todo o Brasil com o nome “27 Grito dos Excluídos e Excluídas”. O ato terá apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Avenida Paulista

Em São Paulo, a Av. Paulista, principal rua da capital e palco de manifestações contra Bolsonaro, desta vez dará espaço para grupos pró-Governo, que já haviam pedido para discursar. A Prefeitura tem evitado autorizar manifestações de grupos contrários no mesmo dia. No Rio de Janeiro, a União dos Movimentos Conservadores do RJ formalizou a convocação de bolsonaristas e já anunciou encontro em Copacabana.

O tema reaquece a disputa ideológica no Pais, principalmente, após pedido de impeachment protocolado pelo Governo contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Fato, aliás, que provocou a suspensão da sabatina, no Senado, do indicado de Bolsonaro ao Supremo, André Mendonça.

O pedido inédito vai ao encontro do que grupos extremistas – e que estão sendo investigados por crimes contra a democracia – defendem: intervenção militar e o fim do STF. Exemplo disso é a recente declaração do cantor Sérgio Reis, que gerou abertura de investigação.

As manifestações do 7 de setembro devem seguir a mesma gravidade dos eventos do dia 1 de maio, que ocorreram em todo País e resultaram até em confronto direto e intervenção policial.

David Teles

Jornalista e mestre em comunicação com mais de 20 anos de experiência em assessoria de órgãos do Governo Federal, na cobertura política e econômica e na gestão de crises de imagem.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

9 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago