Chamadas

Marca de fotografia Kodak irá produzir medicamentos

Antes de inventarem o Smartphone com sua câmera digital, quem liderava o mercado de fotografias era a lendária Kodak. Mas num passado não tão distante, os modelos analógicos com o bom e velho filme que precisava ser revelado, era a grande alegria dos amantes da fotografia. Quando você posava para uma foto, tinha que esperar o filme ser revelado para ver como ficou.

Uma das marcas que foi sucesso no mercado das fotos, foi a Kodak, que existe há mais de 100 anos.

A empresa ajudou a popularizar a fotografia para os amadores, quando diminuiu o tamanho das câmeras e ampliando as formas como as imagens eram exibidas após os cliques.

A Kodak também revolucionou o meio digital, mas não entrou nele, o que pode ter sido seu grande erro.

O início da marca foi em 1878, quando o atendente de banco George Eastman começou a trabalhar na invenção de placas metálicas secas com emulsões de sais de prata sensíveis à luz pra gerar imagens. Esse é um dos processos básicos da fotografia moderna, e as placas viraram o primeiro produto da empresa.

O registro da marca Kodak aconteceu em 1888 e era somente o nome da câmera fotográfica da empresa. Filmes com 100 poses e fácil de usar, a Câmera Kodak entrou no caminho do sucesso.

O tempo foi passando e a empresa só crescia e ia dominando o mercado da fotografia. Na Segunda Guerra Mundial, a empresa chegou a ajudar os Estados Unidos fabricando uma granada de mão com formato de bola de beisebol e inventando um sistema de correspondência que fotografava cartas de soldados e as transformava em filme.

Em 1975 o engenheiro da Kodak Steven Sasson inventou a primeira câmera digital, que nunca passou de um protótipo. Ela pesava 3,5 kg e usava uma fita cassete para guardar 30 fotos em preto e branco com 0.01 megapixel, levando 23 segundos para gravar os dados.

Em 1994, a Kodak lançou em parceria com a Apple a QuickTake, uma câmera digital descontinuada depois de 3 anos, mas que foi considerada um dos primeiros modelos digitais para o consumidor.

Mas, os pontos mais negativos da Kodak no digital era falhar nessa capacidade multimídia, de subir e compartilhar fotos para o PC e para a internet. Ela até lançou o serviço Kodak Gallery em 2001, mas perdeu feio para Flickr e Picasa. Em 2012, o serviço fechou, e todas as imagens foram para o banco Shutterfly.

Entretanto, a marca resolveu se repaginar para voltar. Numa reportagem do jornal The Wall Street Journal mostra que a companhia conseguiu um empréstimo governamental de 765 milhões de dólares num novo programa de defesa da produção local, uma das bandeiras de Donald Trump. O objetivo é ajudar a expandir a fabricação em solo americano de drogas que ajudem os Estados Unidos a cortar a dependência de fontes internacionais, sobretudo de fabricantes chinesas.

A empresa, que assinou uma “carta de interesse” com a DFC nesta terça-feira, produzirá “até 25% dos ingredientes farmacêuticos ativos usados em medicamentos genéricos não biológicos e não antibacterianos”.

A marca que antes era voltada para o mundo fotográfico, agora entra para a disputada produção de medicamentos.

De acordo com a Kodak, o novo negócio farmacêutico suportará 360 empregos diretos e 1.200 indiretos.

“Ao alavancar nossa vasta infraestrutura, nossa profunda experiência na fabricação de produtos químicos e nossa herança de inovação e qualidade, a Kodak desempenhará um papel fundamental no retorno de uma cadeia de suprimentos farmacêutica americana confiável”, disse o executivo-chefe da empresa, Jim Continenza.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago