A Margem Bruta é um índice vital para a análise de rentabilidade e lucratividade de um negócio.
É necessário que os gestores tenham pleno conhecimento desse índice financeiro para que a saúde financeira da empresa seja bem trabalhada.
Calcular a margem bruta deve ser um serviço frequente dentro de uma organização.
Veja neste artigo tudo sobre a margem de lucro bruta e aprenda a realizar o seu cálculo.
Para entender a Margem Bruta é preciso primeiro ter conhecimento de Margem de Lucro, isto por que, uma está contida na outra.
A Margem de Lucro é um fator financeiro que é essencial para que o empresário possa medir e acompanhar a lucratividade da empresa.
Para que haja uma noção completa do lucro da empresa é essencial que se tenha uma visão total de custos, gastos e ganhos.
São 3 tipos de Margem de Lucro: Margem de Contribuição, Bruta e Líquida.
Neste ponto trabalharemos com a Margem de Lucro Bruta, que mede a rentabilidade direta da empresa em cada produto vendido.
O Lucro Bruto é o valor direto com a venda do produto tirando só o valor da aquisição da mercadoria.
Nesse Caso, a Margem Bruta surge como forma de descobrir o valor direto adquirido com a comercialização de um produto ou serviço.
Por exemplo, um chinelo cujo preço de venda é de R$ 35,00 e tem um gasto de aquisição de R$ 15,00.
O Lucro Bruto é de R$ 20,00, o que significa que a Margem Bruta é uma média de 57%.
O Cálculo de tal índice financeiro é importante para que o empreendedor tenha um conhecimento amplo de produtos com maior e menor margem.
Como é possível ver no exemplo acima, a Margem Bruta oferece uma visão certeira do lucro direto para a empresa.
A partir das informações obtidas o gestor pode tomar algumas decisões referentes aos produtos com menor margem.
Para isto, ele precisará pensar e analisar as possibilidades de melhorias para que se possa otimizar a margem bruta.
E uma informação importante é preciso ter bem claro que Margem Bruta não é o Lucro Total da empresa.
Para que a empresa tenha uma visão do Lucro é preciso pegar o valor total de faturamento e retirar todas as despesas.
Para a realização do cálculo da Margem Bruta de um produto ou serviço, e verificar se o resultado das vendas é positivo, segue-se a seguinte fórmula:
MB = Lucro Bruto / Receita Total x 100
A fórmula pode ser aplicada tanto para uma única unidade do produto vendido, como no total de vendas de um produto.
Isto por que, o índice tem como unico objetivo informar de forma certeira o ganho direto de uma empresa com a venda dos seus produtos ou serviços.
O cálculo da Margem Bruta está diretamente relacionado com outros fatores comerciais como o Markup.
Isto por que, por meio deles é possível ter bem claro um valor de venda que consiga cobrir todos os custos diretamente relacionados ao produto.
Já foi falado da importância da Margem Bruta para os negócios, é preciso também conhecer as vantagens.
Encontrou-se uma margem bruta baixa, é hora de melhorar este resultado e otimizá-lo para que sua empresa tenha melhores ganhos.
De primeira visão, pode ser que a solução mais viável é cortar os produtos com margem baixa.
No entanto, algumas outras ações podem ser tomadas sem ter a necessidade de cortar imediatamente o produto da empresa.
Você pode realizar uma análise de mercado e aumentar o preço de venda, desde que seja realizado com cautela e planejado de acordo com o mercado.
Outra opção é aprimorar o produto ou serviço sem aumentar os custos, para que possa aumentar o preço de venda.
Busque outro fornecedor que lhe ofereça o mesmo produto ou semelhante por um valor mais baixo.
Reduza o mix de produtos, foque no que lhe oferece melhores resultados.
Contudo, se o foco é aumentar as opções ao consumidor terá de abrir mão de uma margem bruta alta.
Para que o processo de vendas seja bem executado e também possuir dados corretos e precisos do processo comercial.
A melhor opção para este processo é um software de gestão ERP, que oferece a gestão empresarial integrada para as empresas.
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