A margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas pode ter um novo aumento, isso porque tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê o aumento da margem para 45%.
O deputado Alexandre Leite é o autor da PL, que prevê um aumento de cinco pontos percentuais na margem atual que está em 40%.
“o crédito consignado, por vezes, na única fonte financeira capaz de custear as despesas e garantir a sobrevivência”, disse o deputado.
O PL acrescenta um artigo à Lei 13.979/20 que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia no Brasil. A proposta foi apresentada depois que o Congresso Nacional afirmou a emergência da saúde pública, visto a importância internacional, por meio do decreto legislativo (expirado em 2020).
A medida tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e nos próximos dias será analisada pelas comissões de seguridade Social e Familiar, dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Recentemente, a margem de consignado para empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, subiu de 35% para 40%. A mudança aconteceu através da MP (Medida Provisória) 1.006/20, editada pelo Governo Federal. Ela tem validade até 31 de dezembro de 2021.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…