Carreira

Marketing: 8 Ideias de Endomarketing para Aplicar em sua Empresa

Já pensou em ideias de Endomarketing para inserir dentro de seu negócio e aplicar para os colaboradores?

Este tipo de estratégia faz toda a diferença dentro de uma empresa, servindo para aumentar e melhorar a comunicação interna da mesma.

Além disso, o Endomarketing é uma técnica com diversos benefícios, por isso, é importante ter ideias de ações nesta área.

Acompanhe o artigo para entender mais sobre o Endomarketing e tenha 8 dicas para aplicá-lo em seu negócio.

Primeiro de tudo, entenda o que é Endomarketing

O Endomarketing é uma técnica voltada para o ambiente interno da empresa, com ações e estratégias de marketing institucional.

Ele também é chamado de marketing interno, por ser ações que visam a melhoria do ambiente dentro da empresa, ou seja, com direcionamento aos colaboradores.

Com ele é possível reduzir a rotatividade, ou Turnover, dentro das corporações, além de atrair novos profissionais.

Dessa forma, se evita gastos com fim de contratos e desfalque na equipe de funcionários, engajando e motivando ainda mais a equipe.

A motivação faz com que a empresa e o funcionário saiam ganhando, devido a maior produtividade do mesmo no dia a dia.

As ações de Endomarketing devem ser executadas por uma equipe de marketing e/ou RH (Recursos Humanos).

Juntando as forças, os dois setores conseguem entender as necessidades dos colaboradores e assim saber como ajudá-los.

Por isso, é preciso que os profissionais tenham mente aberta e estejam preparados para a crítica, principalmente os gestores.

Benefícios

  • Maior produtividade;
  • Compromisso;
  • Lealdade;
  • Baixa rotatividade de colaboradores;
  • Ambiente e clima agradável e organizacional.

8 Ideias de Endomarketing

O Endomarketing tem o objetivo de engajar, motivar e integrar os colaboradores dentro da corporação.

Por isso, é preciso pensar em ações de marketing interno para aplicar dentro da empresa com qualidade.

Acompanhe algumas ideias de ações de endomarketing, a seguir:

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima é uma estratégia muito utilizada nas empresas, pois, com ela é possível saber e entender o que o funcionário pensa da organização e do ambiente de trabalho.

Assim, se identifica as fraquezas e é possível melhorar o ambiente para os colaboradores, além de conseguir medir a satisfação dos mesmos.

Investimento em cursos e treinamentos

Possibilitar conhecimento aos colaboradores e elevar suas experiências e possibilidades, é uma forma de engajar a equipe.

Por isso, investir em cursos específicos e treinamentos, oferecerá segurança e motivação às pessoas que trabalham na organização.

Além disso, conhecimento nunca é demais, e se é possível oferecer isso aos funcionários, não hesite.

Plano de carreira

Se quer diminuir a rotatividade de funcionários dentro da empresa, invista em plano de carreira.

Com essa ideia bem estruturada, é possível manter profissionais qualificados e talentosos, diminuir representativamente a rotatividade e manter engajamento na equipe.

Até porque, um plano de carreira dará um boa visão do futuro do profissional dentro da corporação.

Rede Social para comunicação interna

Já pensou na possibilidade de criar uma rede social para comunicação interna?

Pois, saiba que cada vez mais as empresas estão investindo em mídias internas para uma comunicação mais eficiente.

Com uma rede social interna, é mais fácil a interação entre os colaboradores, sejam do mesmo setor ou de diferentes setores.

Assim, se mostra uma maior transparência entre todos os profissionais da corporação, além de investir em uma plataforma diferenciada e personalizada.

Feedback mensal

O feedback é um passo muito importante dentro de qualquer empresa, com ele é possível entender como estão os processos dentro da empresa.

Além disso, quando há feedbacks, mesmo que não sejam positivos, há possibilidade de melhorar e lapidar os processos internos.

Por isso, não leve esses feedbacks como críticas e sim como oportunidade de melhoria no desempenho e desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.

Ambiente de trabalho diferenciado

Alegria e descontração são adjetivos que devem estar presentes em um ambiente de trabalho, pois, agregam qualidade de vida e leveza na rotina dos funcionários.

Portanto, colocar em prática ações que permitam este tipo de ambiente, é de extrema importância aos colaboradores.

A empresa ainda pode investir em decorações no ambiente físico, mensagens motivacionais em Post Its, entre outras coisas.

Eventos e confraternizações para integração interna

Investir em eventos dentro da empresa, como datas comemorativas, workshops, café da manhã, happy hours, entre outras coisas, é uma motivação enorme.

Isto porque, se gera benefícios, além de ser uma forma de melhorar o ambiente para todos os que trabalham nele.

Por isso, confraternize os funcionários e os integre, com foco nos bons resultados e bom relacionamento de todos.

Aniversariantes do mês

Bolo, velinha, parabéns e animação, isto é o que um aniversário gera, por isso, comemorar a data de nascimento de um funcionário é muito interessante.

Integre toda a equipe e cante parabéns ao funcionário em questão, se possível, compre um bolo – pote, cupcake, etc – e demonstre entusiasmo.

A empresa pode fazer isso de forma mensal, semanal ou até individual, e pode ter certeza que os colaboradores ficarão muito felizes e motivados.

Invista em ferramentas de Gestão Empresarial em seu negócio

Assim como investir na equipe e comunicação interna de sua empresa, é preciso ter uma gestão qualificada e organizada.

Soften, empresa especialista em softwares de gestão fiscal e empresarial, oferece aplicativos completos para os empresários brasileiros.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago