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Já pensou em ideias de Endomarketing para inserir dentro de seu negócio e aplicar para os colaboradores?
Este tipo de estratégia faz toda a diferença dentro de uma empresa, servindo para aumentar e melhorar a comunicação interna da mesma.
Além disso, o Endomarketing é uma técnica com diversos benefícios, por isso, é importante ter ideias de ações nesta área.
Acompanhe o artigo para entender mais sobre o Endomarketing e tenha 8 dicas para aplicá-lo em seu negócio.
O Endomarketing é uma técnica voltada para o ambiente interno da empresa, com ações e estratégias de marketing institucional.
Ele também é chamado de marketing interno, por ser ações que visam a melhoria do ambiente dentro da empresa, ou seja, com direcionamento aos colaboradores.
Com ele é possível reduzir a rotatividade, ou Turnover, dentro das corporações, além de atrair novos profissionais.
Dessa forma, se evita gastos com fim de contratos e desfalque na equipe de funcionários, engajando e motivando ainda mais a equipe.
A motivação faz com que a empresa e o funcionário saiam ganhando, devido a maior produtividade do mesmo no dia a dia.
As ações de Endomarketing devem ser executadas por uma equipe de marketing e/ou RH (Recursos Humanos).
Juntando as forças, os dois setores conseguem entender as necessidades dos colaboradores e assim saber como ajudá-los.
Por isso, é preciso que os profissionais tenham mente aberta e estejam preparados para a crítica, principalmente os gestores.
O Endomarketing tem o objetivo de engajar, motivar e integrar os colaboradores dentro da corporação.
Por isso, é preciso pensar em ações de marketing interno para aplicar dentro da empresa com qualidade.
Acompanhe algumas ideias de ações de endomarketing, a seguir:
A pesquisa de clima é uma estratégia muito utilizada nas empresas, pois, com ela é possível saber e entender o que o funcionário pensa da organização e do ambiente de trabalho.
Assim, se identifica as fraquezas e é possível melhorar o ambiente para os colaboradores, além de conseguir medir a satisfação dos mesmos.
Possibilitar conhecimento aos colaboradores e elevar suas experiências e possibilidades, é uma forma de engajar a equipe.
Por isso, investir em cursos específicos e treinamentos, oferecerá segurança e motivação às pessoas que trabalham na organização.
Além disso, conhecimento nunca é demais, e se é possível oferecer isso aos funcionários, não hesite.
Se quer diminuir a rotatividade de funcionários dentro da empresa, invista em plano de carreira.
Com essa ideia bem estruturada, é possível manter profissionais qualificados e talentosos, diminuir representativamente a rotatividade e manter engajamento na equipe.
Até porque, um plano de carreira dará um boa visão do futuro do profissional dentro da corporação.
Já pensou na possibilidade de criar uma rede social para comunicação interna?
Pois, saiba que cada vez mais as empresas estão investindo em mídias internas para uma comunicação mais eficiente.
Com uma rede social interna, é mais fácil a interação entre os colaboradores, sejam do mesmo setor ou de diferentes setores.
Assim, se mostra uma maior transparência entre todos os profissionais da corporação, além de investir em uma plataforma diferenciada e personalizada.
O feedback é um passo muito importante dentro de qualquer empresa, com ele é possível entender como estão os processos dentro da empresa.
Além disso, quando há feedbacks, mesmo que não sejam positivos, há possibilidade de melhorar e lapidar os processos internos.
Por isso, não leve esses feedbacks como críticas e sim como oportunidade de melhoria no desempenho e desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.
Alegria e descontração são adjetivos que devem estar presentes em um ambiente de trabalho, pois, agregam qualidade de vida e leveza na rotina dos funcionários.
Portanto, colocar em prática ações que permitam este tipo de ambiente, é de extrema importância aos colaboradores.
A empresa ainda pode investir em decorações no ambiente físico, mensagens motivacionais em Post Its, entre outras coisas.
Investir em eventos dentro da empresa, como datas comemorativas, workshops, café da manhã, happy hours, entre outras coisas, é uma motivação enorme.
Isto porque, se gera benefícios, além de ser uma forma de melhorar o ambiente para todos os que trabalham nele.
Por isso, confraternize os funcionários e os integre, com foco nos bons resultados e bom relacionamento de todos.
Bolo, velinha, parabéns e animação, isto é o que um aniversário gera, por isso, comemorar a data de nascimento de um funcionário é muito interessante.
Integre toda a equipe e cante parabéns ao funcionário em questão, se possível, compre um bolo – pote, cupcake, etc – e demonstre entusiasmo.
A empresa pode fazer isso de forma mensal, semanal ou até individual, e pode ter certeza que os colaboradores ficarão muito felizes e motivados.
Assim como investir na equipe e comunicação interna de sua empresa, é preciso ter uma gestão qualificada e organizada.
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