Fique Sabendo

Marketing Digital: Como definir sua persona nas redes sociais em 4 passos

No marketing digital, a persona representa o cliente ideal de determinada marca e serve, principalmente, para definir a estratégia de comunicação.

Ou seja, pode ser o ponto de partida para uma empresa decidir qual será o seu design, estilo, quais canais deve estar e, também, quais influenciadores podem ser selecionados para a divulgação. 

Se você já trabalha ou pretende trabalhar com as redes sociais, saiba que um influenciador digital se torna uma empresa, uma marca.

Com isso, é essencial definir qual será a persona, pois, a partir disso, ficará mais fácil decidir quais empresas fazem sentido serem divulgadas nas suas redes sociais, quais conteúdos produzir e, principalmente, qual público deseja atingir e influenciar. 

A criação da persona é um processo que demanda muito estudo e pesquisa.

Não dá para simplesmente sair descrevendo alguém que você acha que representa o seu público e, ao mesmo tempo, não dá para cair na velha objeção de ‘eu já conheço os meus seguidores’, pois as nossas percepções podem nos enganar.

Por isso, a Non Stop, maior agência de influenciadores digitais da América Latina, lista os quatro passos para te ajudar neste processo. 

Colete os dados

Aproveite todos os dados que as redes sociais oferecem e estude o tipo de pessoa que você consegue atingir e influenciar.

Coletar esses dados é importante para saber qual o tipo de conteúdo chama mais atenção nas suas redes sociais e, principalmente, para te ajudar a definir qual o público que mais se interessa pelo seu perfil. 

Designed by @rawpixel.com / freepik

Faça perguntas aos seguidores

Muito se fala sobre sempre fazer perguntas ao produzir um post, stories ou vídeo, por exemplo, pois elas costumam gerar engajamento.

Porém, mais do que isso, as perguntas são importantes para que você entenda ainda mais sobre o seu público e colete informações adicionais, que talvez o algoritmo não consiga lhe trazer. 

Estruture a persona

Após coletar os dados e informações e analisá-los com cuidado, chegou o momento de estruturar a sua persona.

Imagine que você está criando realmente um ‘avatar’ de quem é o seu público e, por isso, precisa ser algo extremamente detalhado.

Por exemplo, escolha o gênero, idade, crenças, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias sociais que mais utiliza, entre outras informações.

Quanto mais detalhada e criteriosa, mais perto você estará do seu público ideal. 

Utilize a sua persona para alavancar seus resultados

Depois de tudo feito e definido, não esqueça de utilizar a sua persona para trabalhar nas redes sociais.

Ela te ajudará em todos os momentos, desde a criação de conteúdo, forma de falar com o seu público, horário de publicação e marcas que você deve fechar parceria até qual rede social deve ter maior investimento do seu tempo.

Wesley Carrijo

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago