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Marketing Digital para indústrias: Entenda como começar

por Leonardo Grandchamp
6 minutos ler
Imagem por @elnurfreepik / freepik

O Marketing Digital é composto por um conjunto de estratégias utilizadas no meio online, e tem como objetivo alcançar clientes e desenvolver a identidade da empresa e da marca.

Entretanto, para obter sucesso no mercado online, é necessário utilizar algumas estratégias essenciais. Entre elas, estão as estratégias do Marketing Digital.

De acordo com a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acreditam que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.

Por essa razão, para as indústrias que querem se adaptar às mudanças do mercado e obter reconhecimento, o Marketing Digital é um dos meios mais práticos e dinâmicos que pode proporcionar isso.

Veja abaixo os principais fatores do Marketing Digital em sua indústria!

Business to Business

Uma das formas mais comuns de interação entre indústrias e fornecedores é através do mercado B2B (business to business).

Como o próprio nome já diz, esse processo se trata de toda transação e integração realizada entre empresas e fornecedores.

Praticamente, todo setor industrial lida com o mercado de vendas B2B, pois todas as indústrias procuram e se relacionam com seus fornecedores.

Uma empresa que fabrica resina epóxi ou bomba centrífuga, ou até mesmo que presta serviços de aluguel de empilhadeira, por exemplo. Ambas atuam com o mercado B2B, pois vendem seus produtos, na maioria das vezes, para outras empresas!

Além do mercado B2B, existe também o mercado B2C (business to consumer), onde há o relacionamento entre empresas e clientes direto, e o C2C (consumer to consumer) onde apenas clientes interagem.

Diferente do B2C e C2C, o business to business requer que ambos os lados sejam especialistas no assunto, pois os dois procuram realizar bons negócios e alcançar lucratividade.

Uma das vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de construir um mercado B2B sólido e dinâmico, sem impedimentos ou obstáculos na comunicação. Dessa forma, é possível alcançar os melhores fornecedores de maneira facilitada!

Escolha o melhor canal de divulgação para a sua indústria

Uma das vantagens do marketing para indústrias é poder escolher quais ferramentas e plataformas serão utilizadas para executar suas ações.

A escolha dos canais de divulgação são cruciais na hora de encontrar seu público-alvo. Um canal adequado pode impulsionar a imagem de uma indústria, trazendo um aumento relevante de leads (potenciais clientes) e melhorando sua comunicação B2B!

Há diversas opções quando falamos de canais de divulgação. O ambiente ideal para encontrar seu público-alvo pode entrar entre: sites, blogs, redes sociais, e-mails, etc.

A semelhança entre todas as plataformas de divulgação são as informações e os objetivos que sua indústria escolhe passar aos leads e clientes. Por exemplo:

Qual seu objetivo? Que informação pretende repassar? Há como educar potenciais clientes e fornecer uma comunicação de qualidade? Essas perguntas sempre devem ser feitas antes de escolher o canal certo para sua divulgação!

Como melhorar a imagem da sua indústria

Outra grande vantagem do Marketing digital para indústrias é, sem dúvidas, a capacidade de impulsionar a marca e imagem da empresa e alcançar novos clientes.

Os impactos do marketing digital nesse setor atingem principalmente o processo de relacionamento B2B. Por essa razão, a comunicação da empresa se torna mais assertiva e eficaz.

Além disso, também é importante considerar que uma comunicação só se torna produtiva para uma indústria quando a mesma se relaciona com seu público-alvo. Ou seja, com clientes que se mostrem interessados pelo perfil da empresa.

A divulgação do produto ou da indústria em blogs, redes sociais, e-mail, entre outros, são métodos essenciais e indispensáveis para conseguir atingir um número considerável de clientes.

Desse modo, sua empresa conseguirá aumentar também a notoriedade e reconhecimento no ambiente online, além de aumentar o número de vendas e, consequentemente, o lucro para o negócio!

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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