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Marketing digital personalizado: Confira 4 dicas para impulsionar sua comunicação com o cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, aliado a uma sociedade que se torna mais protagonista de seu consumo, é fundamental investir em diferenciais para atrair clientes. Estratégias de marketing personalizadas se consagram alternativas interessantes para criar uma experiência única e sair na frente da concorrência. Marketing, customer success, vendas e outras campanhas podem ser individualizadas, gerando o entendimento de que a ação foi feita sob medida para o consumidor.

Para se ter uma ideia, 71% dos compradores ficam frustrados com uma experiência impessoal, de acordo com pesquisa da Segment. Outro estudo mostra que 63% dos consumidores estão muito incomodados com o envio de mensagens publicitárias genéricas repetidamente.

Também conhecido como marketing um a um, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, apesar de não ser tão simples entregar conteúdo individualizado. Porém, algumas estratégias podem facilitar a implementação das ações, viabilizando maior envolvimento com clientes e gerando mais leads para tornar a comunicação mais pessoal. Veja aqui quatro dicas para impulsionar seu marketing personalizado.

Comece aos poucos

A diferenciação de conteúdo deve ser implantada aos poucos, pois em larga escala exigirá muito mais recursos. Sem contar que a internet é formada por comunidades e grupos específicos que precisam ser estudados. Personalização em pequena escala pode dar trabalho, mas é eficaz, especialmente para as empresas que necessitam de poucos leads com alto potencial de compra. Pode-se ter mais trabalho fazendo conteúdo personalizado para um grupo pequeno, mas obterá respostas assertivas. Comece com segmentação inteligente, disciplinada e vertical.

Escolha as ferramentas certas

Devido à presença na maioria das estratégias digitais de empresas, as soluções tecnológicas focadas em marketing já cresceram 87%, segundo um estudo da Marketing Technology Landscape. Contar com boas ferramentas de marketing digital pode ser a carta na manga para atrair clientes e fidelizá-los. No dia a dia de um negócio, os softwares conseguem ajudar a automatizar processos, organizar tarefas, monitorar resultados e otimizar a gestão da equipe.

As ferramentas executam diversas funcionalidades, como criação de e-mail marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail, segmentação de listas de contatos e monitoramento e mensuração de resultados de campanhas realizadas na internet. Além disso, acompanham os principais indicadores de sucesso, como KPIs, retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de mídias pagas nas redes sociais, entre outros. Determinadas plataformas ajudam, principalmente, na gestão de leads e no acompanhamento do funil de vendas.

Invista em segmentação

Empresas devem considerar as informações sobre indivíduos e não sobre grupos. Isso porque é uma pessoa que consome as publicações e não a comunidade em si. Nesse caso, fazer um levantamento de personas é fundamental, especialmente nas redes sociais. Vale lembrar também que os esforços não serão eficazes sem a adoção de uma abordagem constante e sistemática.

Acompanhar as compras e notificar

Uma estratégia simples e eficiente de marketing personalizado é notificar os clientes sobre eventos relevantes para eles ou sobre produtos que estão novamente disponíveis. Vale também avisar sobre o lançamento de produtos, de acordo com suas compras anteriores, como modelos ou tamanhos selecionados que não estavam disponíveis. Nesse caso, é preciso ter cuidado e saber exatamente o que o cliente fez antes para não enviar uma mensagem com algo que ele já comprou.

Por Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 70% de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br

Criada há mais de 31 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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