Marketing omnichannel: O 1° passo para qualquer negócio que quer aumentar as vendas

Uma estratégia omnichannel acontece quando o marketing de uma organização concentra seus esforços em uma campanha de múltiplos canais, ou seja, quando a ação é pensada e preparada para atender o consumidor em todas as etapas da jornada de compra, tanto no ambiente físico como no digital. 

Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre multicanal e omnichannel. No caso da estratégia multicanal, a empresa usa diversos meios de venda e contato com o público, já no caso do omnichannel todos esses canais são integrados, o que permite uma mensagem mais clara e coesa, além de uma experiência mais agradável e satisfatória entre a marca e o cliente. 

Para ajudar a criar uma estratégia de marketing omnichannel para o seu negócio, a Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades, lista três pontos fundamentais:

Trabalhe a mensagem na maior quantidade possível de canais

O conceito de omnichannel está relacionado à ideia de que, independentemente do canal de contato, a sua empresa deve oferecer uma mensagem relevante e personalizada ao público.

Além disso, significa que, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra, estes canais devem oferecer uma comunicação coesa, tornando a jornada um caminho leve para convergir mais vendas e, consequentemente, experiências positivas com a marca.

No marketing, esta estratégia preocupa-se em impactar o consumidor em todos os canais, mantendo a atenção desses usuários por muito mais tempo e com muito mais qualidade em diversos locais, como sites, redes sociais, WhatsApp, SMS, email marketing e chatbot.  Até o SAC pode fazer parte da sua campanha multicanal.

Tenha uma plataforma completa

É necessário ter uma plataforma de gerência, coleta e análise de dados, pois é ela que irá permitir o gerenciamento de campanhas, pedidos, buscas por produtos e dados de ruptura.

Mantendo sempre o estoque em dia, é possível aproximar as lojas dos seus clientes. Além disso, irá beneficiar a rentabilidade dos produtos e o fluxo de mercadorias.

Uma cadeia de suprimentos verdadeiramente administrada promove eficiência e velocidade para responder positivamente às metas operacionais e às perspectivas do cliente.

Fidelize os clientes

Consumidores não são mais fiéis a marcas, mas, sim, a uma boa experiência. A empresa é cada vez mais obrigada a superar as expectativas dos clientes na jornada de compra, fazendo com que eles sempre voltem e ainda recomendem a sua empresa para outras pessoas. O que o cliente diz pode impactar diretamente nas suas vendas.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

31 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago