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Uma estratégia omnichannel acontece quando o marketing de uma organização concentra seus esforços em uma campanha de múltiplos canais, ou seja, quando a ação é pensada e preparada para atender o consumidor em todas as etapas da jornada de compra, tanto no ambiente físico como no digital.
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre multicanal e omnichannel. No caso da estratégia multicanal, a empresa usa diversos meios de venda e contato com o público, já no caso do omnichannel todos esses canais são integrados, o que permite uma mensagem mais clara e coesa, além de uma experiência mais agradável e satisfatória entre a marca e o cliente.
Para ajudar a criar uma estratégia de marketing omnichannel para o seu negócio, a Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades, lista três pontos fundamentais:
O conceito de omnichannel está relacionado à ideia de que, independentemente do canal de contato, a sua empresa deve oferecer uma mensagem relevante e personalizada ao público.
Além disso, significa que, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra, estes canais devem oferecer uma comunicação coesa, tornando a jornada um caminho leve para convergir mais vendas e, consequentemente, experiências positivas com a marca.
No marketing, esta estratégia preocupa-se em impactar o consumidor em todos os canais, mantendo a atenção desses usuários por muito mais tempo e com muito mais qualidade em diversos locais, como sites, redes sociais, WhatsApp, SMS, email marketing e chatbot. Até o SAC pode fazer parte da sua campanha multicanal.
É necessário ter uma plataforma de gerência, coleta e análise de dados, pois é ela que irá permitir o gerenciamento de campanhas, pedidos, buscas por produtos e dados de ruptura.
Mantendo sempre o estoque em dia, é possível aproximar as lojas dos seus clientes. Além disso, irá beneficiar a rentabilidade dos produtos e o fluxo de mercadorias.
Uma cadeia de suprimentos verdadeiramente administrada promove eficiência e velocidade para responder positivamente às metas operacionais e às perspectivas do cliente.
Consumidores não são mais fiéis a marcas, mas, sim, a uma boa experiência. A empresa é cada vez mais obrigada a superar as expectativas dos clientes na jornada de compra, fazendo com que eles sempre voltem e ainda recomendem a sua empresa para outras pessoas. O que o cliente diz pode impactar diretamente nas suas vendas.
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