Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)

Saber se promover no ambiente de trabalho é fundamental para obter destaque e crescer profissionalmente. “Muitas vezes o profissional é muito bom, mas não consegue evidenciar os seus resultados, por uma série de motivos”, explica a diretora de carreira da STATO, Karina Freitas. Nesse sentido, a especialista listou 6 dicas que podem ajudar a melhorar o marketing pessoal.

Confira:

1. Transmita confiança e exercite a liderança

Você precisa ser um formador de opinião e ter a capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor. Qualquer empresa percebe isso rapidamente e valoriza o profissional.

2. Seja multidisciplinar

Se você se limitar à sua área de atuação, não será visto. Demonstre interesse pelo negócio, seja voluntário em reuniões e até mesmo em assuntos despretensiosos no café, contribuindo com sugestões e argumentos inteligentes. Busque conhecer outras áreas e sempre que possível, trabalhe em equipe.

3. Cuidado com a dose!

Vender-se demais ou de menos não favorece. Compartilhe suas realizações reais, no momento e na forma adequados e nunca minta para se promover. Inventar coisas para aparecer é altamente destrutivo para o seu futuro na organização.
Lembre-se que e-mails bem escritos, participação em reuniões, conversas de feedback, avaliação de desempenho e até mesmo conversas informais, são meios importantes de você se valorizar de forma adequada, sem parecer pretensioso ou inadequado.

4. Puxar o tapete? Nem pense nisso!

O gostinho da conquista sempre é melhor quando é por mérito. Além disso, jogar de forma que prejudique alguém, te enfraquece como profissional e como cidadão. Seja sempre transparente nas suas relações profissionais.

5. Seja criativo

Usar a criatividade para se destacar na empresa pode ajudar. Mantenha-se atualizado: faça cursos, participe de eventos do segmento da empresa que trabalha e/ou de sua área de atuação, leia e viaje. Dessa forma, você se mantém motivado para alçar novos voos, além de garantir novos conhecimentos e ser percebido como um talento.

6. Mantenha o alto astral

As pessoas com boa energia, simpáticas e sempre abertas a ajudar, são sempre bem vistas e lembradas. Se a empresa tiver duas pessoas com o mesmo perfil profissional, o que se relaciona melhor e é mais otimista leva vantagem.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago