Para cada nicho de mercado ou especificação de um negócio existem diferentes estratégias de marketing para serem empregadas nas campanhas de divulgação da marca.
Conhecer bem o seu negócio e saber quem é o seu público-alvo são os primeiros passos para criar um planejamento de sucesso.
Entretanto, não podemos esquecer que uma empresa é composta por gestores, times, equipes, squads e, o mais importante, pessoas.
E o marketing pessoal da equipe pode ajudar na estratégia da marca como um todo.
Isso inclui desde o CEO, que representa a companhia, o atendimento ao consumidor, que conversa com a ponta, ao desenvolver, que também viabiliza o andamento desta máquina de negócios. Enfim, todos são capazes de colaborar direta ou indiretamente com o marketing da companhia.
Boas doses de incentivo ao marketing pessoal entre os gestores e colaboradores não faz nada mal à estratégia.
Mesmo que a intenção da empresa não seja vincular ou associar algum profissional à sua marca, é importante desenhar um plano de marketing pessoal aos seus porta-vozes e incentivar a cultura entre os colaboradores de investirem na prática, seja por meio de conteúdos nas redes sociais, participação em eventos ou troca de conhecimento no networking ativo.
O marketing pessoal não auxilia apenas no impulsionamento de carreira, ele traz reputação positiva relacionada ao seu contratante, serviços e/ou produtos. Já ouviu aquele ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim?”
O marketing pessoal utiliza ações estratégicas para que um profissional seja notado. Mas, diferente do que diz o ditado, a função dele é que o profissional seja lembrado por seus bons atributos e qualidades profissionais.
Não adianta ser formado em uma universidade renomada, ter tido notas exemplares, dispor de um bom currículo e um trato impecável no atendimento dos clientes, se suas habilidades profissionais não são divulgadas e associadas ao seu serviço e imagem.
Por isso, é importante realizar seu networking e se autopromover em diferentes plataformas. O LinkedIn é uma das melhores e mais indicadas redes para isso.
Um dos principais benefícios é a visibilidade para o colaborador e a empresa, pois pessoas acreditam em pessoas, e quando elas enxergam uma marca humanizada, que valoriza o seu colaborador, ao ponto dele falar sobre ela em suas redes, é um ponto positivo nesse relacionamento.
Com o marketing pessoal é possível criar esse vínculo de confiança com seu público, seja ele o usuário final ou possíveis stakeholders.
Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e a importância de utilizá-lo para o crescimento da sua carreira e para o fortalecimento da marca da sua empresa no mercado, que tal começar a investir em estratégias para colocá-lo em prática?
Por Diego Carmona, fundador e CVO da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas, é um cientista da computação, empresário da tecnologia há 20 anos, entusiasta do mundo startup e inovação no marketing.
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