Todo empresário deve saber elaborar preços de venda. Afinal, a precificação correta é crucial para garantir a lucratividade da sua empresa.
E você está cobrando o preço certo pelos seus produtos? Para chegar a esse valor, você precisa saber o que é markup e como calculá-lo.
Esse índice poderá te ajudar a definir com maior assertividade os preços de produtos e serviços e é fundamental para traçar estratégias comerciais.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você compreenda tudo sobre o tema. Não perca!
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Markup é um índice usado para determinar o preço de venda de um produto ou serviço, que deve ser aplicado sobre o seu custo final.
Basicamente, após determinar o custo unitário, você deve somar a margem de lucro. Nesta conta, ainda é preciso incluir taxas, impostos e todas as outras despesas que se aplicam à venda.
Contudo, o índice não deve ser usado como referência isolada ao precificar, pois não considera fatores externos, por exemplo. Ainda assim, é um ponto de partida básico.
Uma vez definido, o empresário pode comparar seus fatores de produção internos com os preços praticados no mercado.
Após obter o preço do produto, você pode comprovar se o valor é compatível com a média praticada no mercado. Caso não seja, indica que algum processo na produção precisa ser corrigido.
É importante ressaltar que não existe um índice de markup considerado ideal. Ele varia de acordo com o mercado que seu negócio está inserido, podendo oscilar até mesmo de empresa para empresa.
Agora, se o valor medido após a aplicação da fórmula se mostrar compatível com o da concorrência, basta determinar o quanto sua empresa deve cobrar por cada venda.
Porém, tenha em mente que ainda é importante considerar os agentes externos, como preços dos concorrentes e poder de compra do consumidor.
Determinar um preço que garanta retorno financeiro pode ser um grande desafio para os empreendedores. Por isso, é necessário saber o que é markup e para que ele serve.
Justamente por se tratar de uma útil ferramenta que permite determinar preços justos para vendedores e compradores.
A partir dos resultados, você conseguirá chegar a um denominador comum. Então, junto com outras análises de circunstâncias externas, sua empresa poderá precificar produtos ou serviços com mais precisão.
Em outras palavras, o markup serve como uma ferramenta de gestão que ajuda a precificar corretamente, o que permite conduzir seu negócio para o sucesso.
Agora que já sabe o que é markup e sua finalidade, é hora de entender como utilizar esse índice em sua empresa.
Primeiro, é necessário entender que o custo total de produção define, a princípio, quanto sua empresa deve cobrar do consumidor final.
No entanto, dependendo do tipo de produto ou solução oferecida, uma série de fatores entram em jogo, dificultando a tarefa de definição de preços justos.
Nesse sentido, esse índice desempenha um papel simplificador, pois é avaliado tudo o que sua empresa gasta para que o produto chegue ao consumidor.
Para chegar a esse resultado, é utilizada uma fórmula, na qual são dispostos todos os valores dos componentes do markup. São três variáveis:
Esses valores devem ser cuidadosamente classificados para que o resultado final alcance números precisos e definitivos.
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Após conhecer todos os fatores que entram no cálculo, é só aplicá-los na fórmula do markup:
Para você entender como, de fato, é a aplicação da fórmula, vamos exemplificar. Considere uma empresa que venda um determinado produto cuja as despesas estejam divididas da seguinte forma:
Agora, vamos lançar os valores dentro da fórmula, para então chegar ao índice markup:
Agora, devemos usar esse índice para calcular o preço de venda.
Vamos imaginar um produto cujo custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra seja de R$ 57,00. Sendo assim:
Preço de Venda = CP x Markup
Ou seja, o preço de venda do produto será de R$ 94,62.
Após descobrir o que é markup, você deve ter percebido que se trata de um índice muito útil na hora de precificar seus produtos ou serviços.
Por meio dele, você pode ter uma visão dos seus custos operacionais, despesas gerais e suas próprias margens de lucro.
Muitos empreendedores não dão a devida importância a esses fatores, e apenas definem preços de acordo com os valores cobrados pelos concorrentes.
Manter a competitividade é importante, porém, ignorar os custos de produção é um erro de gestão muito sério. Isso porque, o preço passado para os clientes deve cobrir seus gastos e ainda proporcionar lucro.
Sem isso, você poderá comprometer a permanência da sua empresa no mercado, pois no final do mês, as receitas não irão cobrir as despesas no seu fluxo de caixa.
Todas as empresas podem usar o markup como referência para especificar o preço que pretende cobrar do consumidor.
Uma das vantagens do índice é sua versatilidade, ou seja, pode ser aplicado com sucesso em qualquer modelo de negócio e tamanho de empresa, do MEI às grandes corporações.
CMV: aprenda como calcular e qual a importância de seu uso!
Aprender o que é markup foi essencial para que você saiba como garantir que o preço dos seus produtos serão suficientes para cobrir todos os seus custos e ainda produzir uma margem de lucro satisfatória.
Assim, você poderá especificar o preço que pretende cobrar do consumidor com mais assertividade, além de ter a segurança necessária para aplicar descontos nas vendas, sem afetar a lucratividade.
Fonte: Omitte
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