Empresas do grupo:

Início » Medida limita juros do cheque especial em 30% ao ano até dezembro

Medida limita juros do cheque especial em 30% ao ano até dezembro

por Ricardo
2 minutos ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2519/20 que reduz até o dia 31 de dezembro de 2021 os juros relativos ao cheque especial cobrados pelas instituições financeiras para no máximo 30%.

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovado que o banco disponibiliza desde a abertura da sua conta corrente, mesmo sem você ter solicitado. 

Ele não deixa de ser um tipo de empréstimo, embora o acesso não dependa de análises de crédito complexas. Normalmente, é utilizado como uma solução rápida para momentos de aperto ou de confusão com as finanças pessoais.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entenda a proposta

De acordo com o texto do projeto, os juros que são cobrados deverão variar conforme o saldo utilizado, sendo de 20% ao ano para valores com limite de até R$ 10 mil e com variação de 20% a 30% no caso de quantias superiores a este valor.

O autor do projeto é o deputado federal, Rafael Motta (PSB-RN) e de mais outros 12 parlamentares de seu partido. Segundo Rafael Motta, o objetivo é reduzir o custo dessa operação de crédito que tem sido, em muitos casos, a única alternativa de apoio econômico de diversos brasileiros durante o surto de Covid-19 no país.

Segundo Motta e os demais parlamentares, a atual taxa de juros do cheque especial é extremamente alta para à população que sofre as consequências da pandemia com juros de mais de 150% ao ano.

A medida segue para análise das comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Logo após apreciação a medida segue para votação no Plenário.

Conteúdo por Jornal Contábil com informações de Agência da Câmara

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More